A importância do sistema de freios ABS nas motos

Os sistemas ABS surgiram na década de 50, desenvolvidos pela empresa Dunlop, pra frenagem de aviões no momento do pouso, ainda através de um método mecânico e primitivo, mas bastante funcional. A tecnologia atual, eletrônica, foi criada pela empresa alemã Bosch, e ganhou as ruas a partir de 1978.

A primeira moto do mundo a ganhar freios ABS foi a alemã BMW K100, em 1988. E desde então as fábricas vem investindo no aprimoramento da tecnologia.

Confesso que antigamente não confiava em freios ABS, até pq vários dos modelos que pilotei realmente não tinham sistema com qualidade 100% confiável.

Já tive até casos, durante avaliações de algumas motos, em que optei por testá-las a maior parte do tempo com o ABS desligado, após algumas enrascadas em que falhas na frenagem me colocaram, mas a evolução dessa tecnologia está reconhecidamente alta e hoje podemos ter confiança total num sistema que existe pra salvar nossas vidas.

Pra quem não sabe ABS significa, em inglês, “Anti-lock Braking System”, em português quer dizer Sistema de Freio Anti-travamento, que tem como objetivo impedir, através de controle eletrônico, o travamento das rodas durante a frenagem, que nas motos é um dos maiores causadores de quedas.

A cada momento são divulgados novos estudos e pesquisas que comprovam a eficácia dos freios ABS, mas ainda é, principalmente no Brasil, uma tecnologia quase restrita às motos de grande e médio porte.

Nessas imagens que você pode ver na matéria exibida no programa estão os testes feitos pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), um instituto dos Estados Unidos dedicado à redução de acidentes nas estradas, onde se vê claramente a eficácia do sistema.

No Brasil já foi decretada a obrigatoriedade do sistema para os carros fabricados a partir de 2014. Mas e pras motos, quando virá a obrigatoriedade? Quantas mortes mais serão necessárias pra que o governo se manque e tome a iniciativa?

Enquanto isso, vamos aguardando e nos precavendo. Quem tiver condições de investir um pouco mais, recomendo: compre uma moto que tenha freios ABS e tenha uma vida mais segura em duas rodas…

Assista à matéria no programa Duas Rodas News:

Deixe comentário