Motociclista sofre no calor, mas não pode deixar de se proteger

Infelizmente é muito comum motociclistas negligenciarem o uso de equipamentos de proteção quando está calor, mas esta é uma prática perigosa, com risco de resultar em lesões sérias no caso de um acidente, e desnecessária, pois há uma série de artifícios que permitem ao motociclista se proteger sem passar calor.

A tecnologia dos equipamentos de proteção vem evoluindo bastante em paralelo à das motos, possibilitando aos motociclistas estarem sempre em segurança, mas preservando a conforto inclusive em termos de temperatura. Recursos como jaquetas ventiladas, segunda pele com equilíbrio térmico, luvas e capacetes com fluxo de ventilação, entre outros, eliminam qualquer desculpa que os pilotos possam criar para não usar.

No mercado há opções das mais variadas marcas, tipos, modelos e preços, mas fique atento à qualidade e confiabilidade. O barato pode sair caro e o mais caro não necessariamente é melhor. Preço não pode ser pretexto para o não uso, pois esse tipo de equipamento é um investimento na proteção da sua vida e de sua garupa.

Citando um exemplo pessoal, tenho uma dupla que está sempre comigo, que são a minha jaqueta Lookwell Zephyr, lançamento da marca, que é ventilada e conta com todas as proteções para ombros, cotovelos e costas, e a segunda pele CURTLO, da linha ThermoSense, feita em tecido especial que modela o corpo e deixa a pele respirar, mantendo a temperatura do estável, além de secar bem rápido. Cumprem muito bem seu papel, com extremo conforto e preço acessível, sendo ótimas opções para qualquer motociclista.

Há pessoas que chegam a deixar de usar capacete por conta do calor. Isso é inadmissível! Essa e outras manias como deixar a viseira aberta ou não colocar as luvas devem ser esquecidas. Temos a lei de Murphy – que diz “Se algo pode dar errado, dará” – atuando com uma força tremenda e não podemos dar mole para ela.

Sou daqueles que se equipa todo até para ir à padaria da esquina, e sugiro o mesmo a todos, afinal, é melhor prevenir sempre. Vamos nos proteger!

Deixe comentário