Piaggio chega com quatro modelos de Vespa e série histórica limitada em sua estreia no mercado brasileiro

O Grupo Piaggio, o único gigante de motocicletas que faltava no mercado brasileiro, desembarca representado pela Vespa, seu maior ícone mundial. De imediato serão lançados quatro modelos da scooter: Vespa Primavera, com 125 e 150 cilindradas; Vespa Sprint, com 150 cilindradas; Vespa GTS 300, que como o nome indica possui 300 cilindradas; e a Vespa 946 Empório Armani, feita para celebrar os 130 anos da montadora e o 40° aniversário da empresa de moda.

Vespa Primavera 150

Vespa Primavera 150

Uma das grandes novidades para os colecionadores e apaixonados pelo símbolo de duas rodas é a série histórica com edição limitada, numerada de “0001” a “1.000”, feita para comemorar a chegada da Vespa no Brasil. As mil primeiras scooters comercializadas virão com uma placa que conterá a numeração especial e a imagem da bandeira nacional. Os clientes também receberão uma placa nominal, certificada pela Itália, que trará a mesma numeração impressa na moto. Além disso, a lateral do veículo receberá as cores da bandeira da Itália junto com o logotipo Vespa. O modelo escolhido para receber a distinção foi a Primavera 150 cc, um dos maiores sucessos do Grupo Piaggio.

Vespa GTS

Vespa GTS

“O Grupo Piaggio finalmente chega ao Brasil. Temos o orgulho de anunciar que estamos trazendo o gigante do setor de duas rodas que faltava no País. Líder mundial de scooters, é também o precursor do segmento, inaugurado com a Vespa em 1946, na Itália”, enaltece Santo Magliacane, CEO da Asset Beclly Investments Management, companhia que está estruturando a operação local da montadora. “Com este símbolo, entregamos ao Brasil mais um pouco da alma italiana”.

Vespa Sprint

Vespa Sprint

No Brasil, o Grupo contará com um time executivo de peso, que traz grande experiência dos setores de duas e quatro rodas à operação. O presidente será Longino Morawski. O executivo tem passagem pela Toyota e liderou a bem-sucedida reestruturação da Harley-Davidson do Brasil, entre 2010 e 2015.

Operação brasileira
A operação começou a ser implantada no segundo semestre deste ano, por meio da importação dos quatro modelos Vespa anunciados. Como o objetivo do Grupo Piaggio é estabelecer uma relação de longo prazo com o País, a partir de 2018 a empresa tem como projeto instalar um parque industrial. Programado para ser de tipo modular, seu crescimento se dará de acordo com a demanda e com o plano de expansão da Piaggio no País.

Neste ano, a meta da empresa é comercializar mais de 2.000 Vespa. Já para 2017, a perspectiva é ultrapassar 12.000 unidades da scooter. As expectativas para 2018 preveem a inclusão de novos produtos Piaggio montados no País, que contribuirão para um volume de 35 mil scooters anuais.

Comercialização inédita
Partindo de uma operação comercial até então inexistente no Brasil, e inédita mesmo dentro do Grupo Piaggio, as vendas da Vespa serão iniciadas em 22 de outubro nas lojas-conceito do Grupo, que serão estruturadas na rede Iguatemi de shopping. “Nós não iremos construir simples concessionárias. Nosso projeto exclusivo irá conceber Boutiques para a comercialização dos produtos. Como lidamos apenas com scooters premium, acreditamos que elas merecem um ambiente sofisticado, elegante e ao mesmo tempo tecnológico, exatamente como é a Vespa”, esclarece Magliacane.

As duas primeiras Boutiques serão inauguradas no JK Iguatemi e Iguatemi Campinas já no dia 22 de outubro. Outras unidades serão abertas até o fim do ano. A marca também contará com Boutiques de rua. A primeira será inaugurada na capital paulista na primeira quinzena de novembro, localizada na região do Morumbi, na Zona Sul.

Para 2016, o objetivo do Grupo Piaggio é implantar oito Boutiques, somando as de shopping e as de rua. Para o próximo ano, a expectativa é lançar mais dez. Em 2018, outras 22 lojas passam a compor a Rede, totalizando, 40 boutiques instaladas em três anos nas mais importantes praças brasileiras. A partir desse ponto, o plano de expansão acompanhará a evolução da demanda do mercado brasileiro pelos produtos do Grupo Piaggio.

Reserva histórica
Para iniciar a campanha de vendas num formato tão inovador quanto a estratégia operacional, a partir de 10 de outubro os clientes já poderão fazer as reservas para adquirir sua Vespa histórica com edição especial numerada. O processo deve ser feito por meio do site oficial da Vespa no País – www.vespabrasil.com.br.

Entrando na página, o primeiro passo é configurar a scooter, optando pela cor da moto e do assento. Além disso, caso queira, é possível incluir acessórios para personalizar ainda mais o produto.

Na tela seguinte conseguirá ver sua Vespa pronta e customizada segundo suas escolhas. Se estiver de acordo com os ajustes, basta confirmar a reserva. Em poucos minutos, receberá um e-mail com a confirmação e um voucher, que será utilizado para garantir a Vespa histórica.

No dia da abertura das boutiques JK Iguatemi e Iguatemi Campinas, os consumidores que realizaram o procedimento devem levar o voucher até a loja para escolherem e confirmarem o número da edição limitada, além de efetivar o pedido de compra.

Sobre o Grupo Piaggio
Fundado em 1884 por Rinaldo Piaggio, o Grupo Piaggio é o maior fabricante europeu de veículos motorizados de duas rodas e um dos líderes globais do setor. Sua sede fica em Pontedera, na Itália. Presente em mais de 65 mercados, possui sete plantas de produção distribuídas pela Europa e Ásia. Conta com mais de sete mil colaboradores em todo o mundo e também desempenha importante papel internacional no segmento de veículos comerciais.

Em 2015, as vendas líquidas do Grupo totalizaram 1,295 bilhão de euros, crescimento de 6,8% em comparação ao ano anterior, quando atingiu 1,213 bilhão de euros. O volume de comercialização alcançou 519.700 unidades no período. Com isso, confirmou sua liderança no mercado europeu de duas rodas, com market share de 15,2% de todo o segmento e de 24,1% do setor de scooters. Mantém, ainda, o primeiro lugar do mercado de scooters dos Estados Unidos, onde possui mais de 20% de participação.

Autor: Eduardo Azeredo

770 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »