Harley-Davidson apresenta modelos e destaques da linha 2016 no Brasil

Com novidades que abrangem uma extensa faixa de sua linha de produtos, desde os modelos mais acessíveis com perfil urbano e orientados a um público mais jovem, até os sofisticados e exclusivos modelos CVO, a lendária Harley-Davidson apresenta inovações em estilo, conforto e performance que, além de atrair mais motociclistas para a marca, também proporcionam um grande estímulo para renovação da frota dos atuais clientes.

“Ouvimos nosso consumidor e nossa linha 2016 foi pensada para agradar aos mais diferentes públicos, desde o jovem, com perfil urbano, que quer utilizar sua motocicleta pelas ruas da cidade no dia a dia, até aqueles que não abrem mão de curtir a estrada em grandes viagens, ao melhor estilo da marca”, afirma Flavio Villaça, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Família Sportster
Entre as principais novidades do ano, destaque para a família Sportster, que passa a contar com nova suspensão dianteira, totalmente redesenhada, que possui um conjunto de válvulas e pistões especialmente calibrados com molas progressivas, permitindo controle uniforme por toda faixa de compressão e expansão da suspensão.

Os amortecedores traseiros também são novos. Agora pressurizados com nitrogênio, que diminui a possibilidade de ocorrer aeração, trazem uma válvula interna com pistão de 36 mm. Tudo isso, aliado ao óleo de alta performance, que permite melhor controle de compressão e retorno da mola, faz com que as motos reajam mais rápido a imperfeições do solo.

Outra novidade é a possibilidade de ajuste da pré-carga, que pode ser feita de maneira muito simples. Todas as motos Sportster da linha 2016 vêm com uma ferramenta específica para realizar o ajuste, localizada embaixo do banco. Desta forma, o piloto pode escolher o melhor ajuste, dependendo do peso sobre a moto e da condição das vias que pretende encontrar.

Para completar a lista de melhorias, o banco de todos os modelos da família foi redesenhado de maneira mais ergonômica e com mais densidade de espuma, o que proporciona mais conforto ao piloto especialmente em trajetos mais longos.

Nova Iron 883
Inspiradas nas bobbers de garagem, do passado e do presente, a nova Iron 883 carrega um estilo minimalista, sem supérfluos. Além das melhorias na suspensão, nos amortecedores e bancos, a Iron 883 tem como destaques o novo grafismo para a pintura do tanque, com uma águia que simboliza a honra americana, e novas peças em preto fosco, como a tampa do filtro de ar reestilizada, as ponteiras e protetores de escape, além do protetor de correia. Esses itens agora apresentam acabamento no estilo bullet hole, que remete à herança militar da marca. Outra característica marcante do visual fica por conta do guidão estilodrag bar.

Harley-Davidson Iron 883 2016

Além disso, para proporcionar ainda mais performance ao modelo foram introduzidas novas rodas de alumínio, que reduziram o peso da moto em cerca de 3,5 kg, melhorando sua agilidade e ciclística, especialmente no circuito urbano. Essa moto é equipada com o motor Evolution™ de 883cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas. As novas cores e grafismos para 2016 são: Charcoal Denim, Black Denim, e Olive Gold, com uma águia pintada no tanque, e Hard Candy Custom Gold Flake, com detalhes em chamas nos para-lamas.

Nova Forty-Eight®
A nova Forty-Eight pode ser comparada a um cão de guarda, que intimida e protege seu território. O modelo, que recebeu as mesmas melhorias de conforto, suspensão e amortecedores, possui um corpulento pneu dianteiro de 130 mm que é ressaltado pelo pequeno para-lama que o envolve, e sustentado por garfos robustos, forjados em alumínio de 49 mm, 10 mm a mais que a versão anterior. Aliado a isso, a perfeita combinação de cores, entre preto brilhante, fosco e cromados, e o tradicional tanque de combustível “Peanut”, estampado pelo logo da marca em alto relevo, criam uma identidade única para este modelo.

Harley-Davidson Forty-Eight 2016

O novo grafismo do tanque, aliás, é outro diferencial, já que possui listras horizontais que revivem o estilo dos anos 1970, que está reaparecendo hoje em motos customizadas. Essas linhas são repetidas em toda a motocicleta, como na ponteira do escapamento, banco e protetor de correia. As novas rodas em alumínio, mais leves que as anteriores, possuem nove raios e um acabamento preto sólido com destaques usinados. A nova Forty-Eight 2016 poderá ser encontrada nas cores Vivid Black, Velocity Red Sunglo, Olive Gold e Hardy Candy Custom Gold Flake.

Essas duas motos de visual agressivo e estilo minimalista são legítimas representantes Dark Custom™, lançado nos Estados Unidos há alguns anos com o objetivo de aproximar a marca ainda mais do público jovem, ansioso por criar os seus próprios valores e viver intensamente. Este conceito foi alavancado no Brasil a partir de junho de 2015 com ações como um trabalho de grafite alusivo à campanha que rendeu um vídeo utilizado nas redes sociais da marca, o desdobramento para a ação “Você faz as regras”, em que os usuários enviam frases criativas que, de forma fictícia, simbolizam suas próprias regras de vida, além de anúncios com o tema “Minha Constituição”.

Completam o lineup da família Sportster a 1200 Custom CA, disponível nas cores Amber Whiskey e Vivid Black, e que tem estilo urbano e esportivo, comandos de montagem central, rodas pretas e guidão drag bar, e a 1200 Custom CB, nas cores Black Denim e Charcoal Pearl, que possui estilo clássico, rodas raiadas e guidão mini apehanger. Ambas receberam as mesmas melhorias em termos de suspensão, amortecedores e conforto dos bancos.

Todos os modelos desta família compartilham os traços de agilidade e facilidade de condução, com o mais recente estilo urbano e o pragmatismo moderno. Exceto pela Iron 883, todos os modelos da família Sportster são equipados com o motor Evolution de 1.200 cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas. Desde o início de 2014, receberam ainda sistemas de freios com ABS de série e desde então todas as motocicletas da marca comercializadas no país passaram a contar com este importante equipamento de segurança.

Família Softail
Verdadeiros ícones do motociclismo mundial, os modelos desta família são projetados com traços simples e tradicionais, linhas fortes e claras, e uma sofisticada e inteligente suspensão traseira oculta.

Outra grande novidade para a linha 2016, e também atendendo aos anseios dos clientes da marca, é o fato de todos os modelos da família Softail passarem a ser equipados com o motor Twin Cam 103 High Output de 1.700 cc, que traz o sistema de admissão e fluxo de ar herdado do Projeto RUSHMORE, antes disponível apenas nos modelos Touring. O novo motor entrega mais torque e até 10% a mais de potência em relação aos modelos 2015, dependendo da motocicleta. Todas as motos da família também são equipadas com transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive e sistema de freios ABS.

“A partir de 2016 nossa família Softail passa a ser equipada com a mesma motorização dos Estados Unidos. Isso demonstra a importância do nosso mercado para a corporação, oferecendo o que temos de melhor aos nossos consumidores”, destaca Villaça.

Além da nova motorização, os modelos Softail Deluxe e Heritage Softail Classic passam a contar com controle de velocidade de cruzeiro de série. Os demais modelos da família agora podem ter o dispositivo instalado como acessório genuíno, em qualquer concessionária da marca.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic 2016

Explicando em detalhes cada um dos modelos desta família que passam a ser equipados com a nova motorização, a Harley-Davidson Heritage Softail® Classic 2016 recebeu ainda novos emblemas no tanque e novos alforjes com estrutura reforçada. Essa é uma máquina moderna com estilo clássico, evidenciado pelos pneus com faixa branca que envolvem as rodas raiadas cromadas, além dos para-lamas alongados e lanternas auxiliares. A Softail mais completa vem equipada com itens como sissy-bar, para-brisa king size removível e saddlebags de série, e está disponível nas cores Vivid Black, Amber Whiskey/Vivid Black, Crushed Ice Pearl/Frost Teal Pearl, Cosmic Blue Pearl.

A Harley-Davidson Softail Deluxe é uma moto de estilo nostálgico, inspirada nas linhas das clássicas hardtails. Seus para-lamas em estilo retrô possuem linhas alongadas e pontas cromadas. Seu garfo dianteiro robusto, atrás de um farol de sete polegadas com lanternas auxiliares, as rodas raiadas envoltas pelos pneus com faixa branca e o rack cromado conferem à motocicleta um visual que remete aos anos 1950. A Deluxe 2016 está disponível nas cores Vivid Black, Superior Blue, Crushed Ice Pearl/Frost Teal Pearl e Purple Fire/Blackberry Smoke.

A Harley-Davidson Softail Fat Boy é um dos maiores ícones do motociclismo mundial e completou 25 anos em 2015. Sua inspiração vem das choppers hardtail dos anos 1960 e 1970. Design frontal amplo e um grande farol dianteiro que, entre outros itens cromados, atribuem ainda mais sofisticação ao modelo, incluindo as reluzentes rodas estilo bullet hole. As cores disponíveis para a Fat Boy 2016 são Vivid Black, Charcoal Pearl, Velocity Red Sunglo e Billet Silver Vivid Black.

Harley-Davidson Fat Boy Special 2016

A Harley-Davidson Fat Boy Special realça o tom forte e agressivo de um verdadeiro ícone entre as motocicletas. Dotada de todas as características que fizeram da Fat Boy um clássico, a versão Special traz o lado mais sombrio desta fat custom original, com aparência dark e detalhes em cromo acetinado, realçando sua forte personalidade. As cores disponíveis para 2016 são Vivid Black, Black Denim, Charcoal Denim e Crushed Ice Pearl.

Completa o line up a Harley-Davidson Softail Breakout. Apresentada como premium em seu segmento, com acabamento distinto e componentes específicos que não estão disponíveis em outros modelos Harley-Davidson, a Breakout tem perfil mais baixo e alongado. Dentre suas características, pneu traseiro de 240 mm, visualmente balanceado com os garfos robustos e o para-lama encurtado. O guidão estilo drag bar possui velocímetro de peça única montado sobre ele, enquanto que os detalhes do motor e outras partes em preto tornam o modelo uma Drag Custom de respeito. As cores disponíveis são Vivid Black, Charcoal Denim, Velocity Red Sunglo, Crushed Ice Pearl e Hardy Candy Custom Black Gold Flake.

Harley-Davidson Softail Breakout 2016

Exclusividade disponível no Brasil – CVO
Fabricadas a partir de processos artesanais e com pintura customizada, a linha CVO (Custom Vehicle Operations) oferece em 2016 as mesmas motos que foram destaque em 2015. São elas: CVO Street Glide e CVO Limited, ambas montadas na fábrica de Manaus (AM).

Como novidades para 2016, os modelos trazem sistema de alarme e travamento das bolsas integrado à chave em uma única peça, sistema de monitoramento da pressão dos pneus – com esta informação indicada continuamente no painel da moto – e alerta no caso de nível baixo, além de setas sinalizadoras em LED com maior durabilidade e melhor visibilidade.

Os modelos carregam todas as melhorias do Projeto RUSHMORE, como sistema de freios Reflex com ABS conectado eletronicamente, faróis de LED Daymaker, sistema de informações e entretenimento Boom! Box de 6,5 polegadas, com tela colorida de alta resolução sensível ao toque, com sistema de navegação GPS integrado e conectividade Bluetooth® e USB, e carenagem “BatWing” com entrada de ar que diminui a turbulência.

Aliando características sofisticadas com design moderno, a CVO Street Glide conta com sistema de áudio Boom! Box de qualidade única que gera extraordinários 600 watts de potência, por meio de quatro alto-falantes dianteiros e dois traseiros. Essa bagger ainda conta com detalhes únicos, como a logomarca CVO iluminada no tanque de combustível, roda cromada de cinco raios, saddlebaggs rígidos alongados e acessórios da linha Airflow Collection. A nova cor disponível para 2016 é a Atomic Red/Candy Apple Flames (Gray Granite Engine).

A Harley-Davidson CVO Limited 2016 é o modelo mais completo em linha. Ela traz acessórios da coleção Slipstream como item de série e iluminação LED para o Tour-Pak e saddlebags, novo banco ainda mais confortável com melhorias na densidade da espuma, e sistema de áudio Boom! Box que fornece potência de 75 watts por canal. O modelo estará disponível na nova cor Palladium Silver/Phantom Blue.

Harley-Davidson CVO Limited 2016

Ambos os modelos também garantem exclusividade, com o motor Twin Cam 110 High Output Twin Cooled, com filtro de ar da linha Screamin’ Eagle, que melhora ainda mais a performance que o propulsor de 1.800 cm³, o maior em produção pela Harley-Davidson, entrega desde as baixas rotações em retomadas e ultrapassagens, mesmo em trechos de subida.

As motocicletas da linha 2016 estarão disponíveis para compra a partir de janeiro do próximo ano em todas as 19 concessionárias da Harley-Davidson no Brasil.

Autor: Eduardo Azeredo

770 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »