Anunciados os detalhes da operação da austríaca KTM no Brasil

O acordo entre as companhias é baseado em contrato de longo prazo e inclui a importação e fabricação de motocicletas, a comercialização dos produtos e o atendimento pós-venda no mercado nacional.

A cooperação mutua já está em andamento e a expectativa é que as vendas comecem em dezembro deste ano. Os preços dos produtos serão anunciados apenas à época de seus respectivos lançamentos.

Produção Nacional e Linha de Motocicletas

A produção na fábrica da DAFRA, em Manaus (AM), terá início em novembro começando pela Linha Enduro, formada inicialmente pelos modelos 350 EXC-F, 250 EXC-F e 300 EXC. No início do segundo trimestre de 2015 será a vez da 390 Duke, seguida pela 200 Duke. No 2º semestre chegam por meio CKD os produtos da linha Motocross.

Além das motos nacionalizados, a rede de concessionárias comercializará importadas também já a partir de dezembro, caso dos modelos motocross 65 SX e 50 SX, das street Duke 1290R, 1190 Adventure ABS e 1190 Adventure R ABS e da esportiva 1190 RC8 R.

“Temos um plano de produção CKD gradativo devido principalmente ao processo de nacionalização e homologação das motocicletas no País”, explica o gerente de marcas da DAFRA, José Ricardo Siqueira. “Porém, para atender plenamente os consumidores KTM desde o início da operação colocaremos à disposição os principais modelos da linha KTM por meio de importação”.

Rede de Concessionárias

No retorno da KTM ao Brasil, a marca será distribuída em dois formatos de concessão: as Flagships/Full Range, lojas exclusivas localizadas nas principais capitais do País que comercializarão a linha completa de motocicletas, vestuário, peças de reposição e acessórios e a prestação de serviços de pós-venda especializado on e off-road; e as dual brand DAFRA/KTM, que terão uma capilaridade maior, tendo em vista que aproveitarão a rede da marca brasileira já instalada, porém com trabalho focado nos modelos 390 Duke, 200 Duke e RC 390, bem como vestuário, acessórios, peças e serviços pós-venda exclusivos para três produtos.

O cronograma de implantação da rede segue a programação dos lançamentos, começando em dezembro com as unidades Flagships/Full Range e, a partir do final do 2º trimestre de 2015, entram em ação as lojas dual brand DAFRA/KTM.

“Trabalharemos em duas frentes, criando lojas-conceito em mercados que se destacam no segmento premium e investindo numa maior sinergia entre os produtos de baixa/média cilindrada street de KTM e de DAFRA. Dessa forma acreditamos que conseguiremos nos posicionar rapidamente de maneira eficaz e sustentável no mercado nacional”, explica José Ricardo.

PowerWear & PowerParts

Simultaneamente ao lançamento das motocicletas, a operação brasileira colocará à disposição na rede de concessionárias uma linha completa de acessórios, vestuário e peças.

A linha PowerWear é composta pelas categorias Casual, Functional e Accessories que contempla desde itens mais usuais, como camisetas, bonés, bolsas, equipamentos de segurança, até os mais inusitados, como torradeira e roupas para bebês. Já a linha PowerParts tem foco em peças e acessórios específicos para as motocicletas.

CRONOGRAMA GERAL OPERAÇÃO BR
2014 2015
Dezembro Abril Maio Outubro Dezembro
Abertura Flagship/Full Range Store
Início das vendas
Abertura Dual Brand DAFRA/KTM
Início das vendas 390 Duke
Início das vendas
200 Duke
Início das vendas
RC 390
CKD 350 SX-F
CKD 250 SX-F

Sobre a KTM

KTM-Sportmotorcycle AG foi fundada em 1953 em Mattighofen, na Áustria. É uma fabricante de motocicletas, a maior marca europeia (123,859 unidades) e a marca premium de mais rápido crescimento em todo o mundo (+17 %), com uma presença global em 64 países. Desde a sua criação, a KTM ganhou 240 campeonatos mundiais, incluindo 13 vitórias consecutivas no mundialmente famoso Rally Dakar. Acesse: www.ktm.com.

Sobre a DAFRA

Uma empresa brasileira inovadora, a DAFRA Motos foi criada em 2007 pelo Grupo Itavema. É a terceira maior companhia no segmento de duas rodas e, com a marca DAFRA, produz e comercializa motocicletas e scooters de 50cm3 a 400cm3, além de bicicletas elétricas. A DAFRA também é responsável pela produção e distribuição de produtos de outras marcas europeias no Brasil. Acesse: www.daframotos.com.br.

Sobre a produção de motocicletas no Brasil

Com 1,6 milhão de motocicletas por ano, o Brasil é o 5º maior mercado de motos no mundo. Mais de 90% das unidades vendidas no País são produzidas na Zona Franca de Manaus. Esta alta concentração industrial no coração da Floresta Amazônica permite tanto a preservação local e o desenvolvimento de uma atividade econômica que apoia o padrão de vida dos cidadãos brasileiros dessa área. A produção das motos KTM na fábrica da DAFRA, que terá início em 2014, será realizada de acordo com rigorosa legislação ambiental, uma vez que é a norma para todas as atividades industriais dentro desta zona de livre comércio. A produção de motocicletas em Manaus começou há mais de 40 anos, com a indústria japonesa. Em 1999, Harley Davidson também abriu uma fábrica e as empresas europeias começaram a chegar à região a partir de 2009, com a produção da BMW, posteriormente MV AGUSTA e Ducati, todas na fábrica da DAFRA. Triumph iniciou sua produção local em 2012 e agora em 2014 é a vez da KTM ter seus modelos montados em Manaus.

Fonte: Dafra

Autor: Eduardo Azeredo

770 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »