BRP Can-Am Spyder RS-S

Pilotar um triciclo como o BRP Spyder, transbordando esportividade, alta segurança e excelente desempenho, é uma experiência incrível, capaz de levar qualquer motociclista ao êxtase total em uma simples viagem.

O modelo testado foi um Spyder RS-S, dotado de muita tecnologia embarcada, especialmente no que diz respeito à segurança, tanto para o piloto quanto para garupa, que viajam com extremo conforto em um veículo que proporciona perfeita ergonomia a ambos os ocupantes. Sem falar na comodidade de ter um porta-malas com tamanho bastante razoável, na parte frontal, que comporta confortavelmente uma mochila grande e um capacete, por exemplo.

Impulsionado pelo conceituado e potente motor Rotax 998 cc, com 2 cilindros em V, despejando 101,3 cv de potência e 11,01 kgf·m de torque, gerando um desempenho impressionante, alcançando com extrema rapidez os 170km/h, mas a partir daí com um pouco de paciência ultrapassa pouco os 200km/h. O consumo varia bastante, dependendo obviamente da tocada do piloto, mas traduzindo em números, andando forte o retorno que tive foi de cerca de 8km/l e andando de forma moderada foram 16km/l, o que proporciona uma boa autonomia, se tratando de um tanque com capacidade para 25 litros.

Algo bastante impressionante no Spyder é a abundante tecnologia embarcada, que engloba, entre outros sistemas, o controle de tração, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de estabilidade, que somados proporcionam total tranquilidade ao piloto. Fiz dezenas de frenagens em alta velocidade e em todos os casos a distância percorrida foi mínima e o triciclo se manteve alinhado com a pista, um resultado fantástico.

O cambio é semiautomático com 5 marchas e também marcha ré, indispensável em manobras de estacionamento, com trocas bastante suaves. A redução das marchas é feita automaticamente, ao desacelerar, mas o piloto pode fazê-la manualmente se preferir.

No seu belo painel o fato de ter redundância de instrumentos no painel, com velocímetro e conta-giros digitais e analógicos, no início me causou uma certa estranheza mas é reconhecidamente uma vantagem, pois facilita a leitura rápida e mantém o charme dos ponteiros, para quem gosta de um visual “retrô”.

Houve dois fatores que me incomodaram um pouco, mas notados apenas em velocidades mais elevadas, que foram a direção um pouco leve e solta demais, que transmite um pouco de insegurança em algumas curvas mais fortes, e o parabrisa, que deveria ser alguns centímetros mais alto, pois mesmo abaixando o tronco ainda sofri com o vento.

Para um piloto acostumado apenas com 2 rodas, dependendo da sua destreza no comando do veículo, vão ser necessários alguns bons quilômetros de adaptação, pois apesar de possuir todos os comandos tradicionais (guidão, acelerador etc) e posição de pilotagem idênticos ao de uma motocicleta, a forma de conduzir, especialmente em curvas, é bem diferente, afinal estamos falando de um triciclo que não inclina nas curvas e exige que o piloto use de intensa movimentação corporal, fazendo pêndulos com o tronco em praticamente todas as curvas. Atenção redobrada para garupa, que conta com duas grandes alças laterais, onde tem que segurar firme, para não sair voando na primeira curva.

Definitivamente este roadster (que significa “estradeiro” em inglês), independente do modelo, é apropriado para proporcionar experiências incríveis na estrada, aproveitando 100% dos prazeres de uma viagem. Particularmente não indico a ninguém que se aventure com uma máquina dessas na cidade, pois mostrou-se completamente incompatível com o uso urbano, devido especialmente ao seu porte, afinal, estamos falando de um triciclo. Na estrada o sistema re arrefecimento mantém constantemente o motor em sua melhor temperatura de trabalho, porém no trânsito pesado o aquecimento excessivo pode se tornar desconfortável para o motociclista.

Definitivamente o BRP Spyder entrou para minha lista de sonhos de consumo, se mostrando uma excelente máquina para pegar a estrada e viajar longas distâncias sem se preocupar com nada. Para ter essa beleza em suas mãos o motociclista deve desembolsar R$63.900,00 (preço sugerido, sem frete), pelo modelo RS-S com câmbio semiautomático, e poderá escolher entre as cores Laranja Metálica/Preto Cetim, Verde Neutron Metálico/Preto Cetim ou Cinza Magnésio Metálico/Preto Aço Metálico.

Ficha técnica

Motor
Fabricante: BRP-Rotax®
Tipo: Motor Rotax com 2 cilindros em V de 998 cc, arrefecimento líquido com injeção eletrônica de combustível e controle de aceleração eletrônico
Diâmetro e curso: 97 x 68 mm (3,82 x 2,68 pol.)
Potência: 74,5 kW (100 HP) em 7.500 RPM
Torque: 108 Nm (80 lb.ft) em 5.000 RPM
Transmissões: Semiautomática de 5 velocidades com ré (SE5)

Chassi
Suspensão dianteira: Braços duplos em A com barra estabilizadora e amortecedor a gás FOX‡ PODIUM‡
Curso da suspensão dianteira: 142 mm (5,5 pol.)
Suspensão traseira: Braço oscilante com monoamortecedor
Curso da suspensão traseira: 152 mm (6 pol.)
Tipo de freio: Freios hidráulicos nas 3 rodas, acionados a pedal
Freio dianteiro: Discos de 270 mm com pinças fixas de 4 pistões Brembo‡
Freio traseiro: Disco simples de 270 mm com pinça flutuante de pistão simples Brembo‡
EBD: Distribuição eletrônica de frenagem
Freio de estacionamento: Manual
Pneus dianteiros: 165/55R15
Pneu traseiro: 225/50R15
Roda dianteira: Preto carbono com seis raios duplos, 381 x 127 mm (15 x 5 pol.)
Roda traseira: Preto carbono, 381 x 178 mm (15 x 7 pol.)

Segurança e proteção
VSS: Sistema de estabilidade do veículo – De fábrica
SCS: Sistema de controle de estabilidade – De fábrica
TCS: Sistema de controle de tração – De fábrica
ABS: Sistema de freios antitravamento – De fábrica
DESS: Sistema de Segurança com Codificação Digital – De fábrica
DPS: Direção dinâmica assistida – De fábrica

Dimensões e peso do veículo
Distância entre eixos: 1.711 mm (67 pol.)
Altura do assento: 762 mm (30 pol.)
Distância do solo: 115 mm (4,5 pol.)
Peso seco: 362 kg (798 lb)
C x L x A: 2.667 x 1.506 x 1.145 mm (105 x 59,3 x 45,1 pol.)
Capacidade de armazenamento total: 49 l (13 gal. amer.)
Carga máxima do veículo: 200 kg (440 lb)
Capacidade de combustível: 25 l (6,6 gal. amer.)

Recursos
Conjunto de instrumentos: LCD / Analógico: velocímetro digital, tacômetro, odômetro, medidores de percurso e de horas, posição da marcha, temperatura, luzes do motor, medidor de combustível eletrônico, relógio
Lanternas: 2 faróis de halogênio (50 W)
Parabrisa: Esportivo
Defletores de vento: N/D
Piloto automático: N/D
Assento: Esportivo
Manoplas aquecidas para o piloto: N/D
Sistema de áudio: N/D
Tomada de energia: N/D
Acabamentos Prata metálico: Pedaleiras do piloto e passageiro e peças fundidas da pedaleira, guidão, volante da polia dentada traseira, molas da suspensão dianteira e traseira, ponta do escapamento e defletor de calor
Cores disponíveis: Laranja Metálica/Preto Cetim, Verde Neutron Metálico/Preto Cetim, Cinza Magnésio Metálico/Preto Aço Metálico

Assista ao vídeo de avaliação:

Deixe comentário