BMW G 650 GS 2013

Modelo de entrada da linha da marca, com grande sucesso em todo o mundo, vem com design modernizado, mas mantendo todos os atributos a fizeram se destacar no mercado. Com extrema versatilidade e elegância, a BMW G 650 GS se encaixa em qualquer tipo de terreno ou forma de utilização, desde o uso urbano até o off-road, oferecendo grande conforto e prazer na pilotagem.

Vem equipada com motor monocilíndrico a 4 tempos, gerando 50 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 6,1 kgf.m a 5.000 rpm, mas tudo isso com ótimo consumo, em torno dos 21km/l. As respostas do motor são excelentes, enchendo com grande facilidade, permitindo um ganho de velocidade bem rápido, o que oferece total segurança para ultrapassagens. Boa relação de marchas, permitindo uma condução dócil e alcançando velocidade final em torno dos 185km/h.

Nem tudo é perfeito e a motocicleta apresenta algumas peculiaridades que, dependendo do gosto do motociclista, podem causar algum desconforto, como por exemplo a vibração um pouco além da conta, que é de se esperar de um modelo com motor monocilíndrico. No uso urbano, o piloto pode sofrer um pouco também com o calor gerado na perna direita, quando a moto aquece e é acionada a “ventoinha”.

Apesar de ser monocilíndrica a essa G conta com escapamento duplo, mas apenas como recurso estético, pois apenas um deles é funcional. Seu conjunto ótico é formado por faróis de formatos mistos, que se tornou quase um padrão e “marca registrada” nas motos da BMW. Nos primeiros quilômetros o piloto vai precisar de um tempo de adaptação com os comandos essenciais como buzina e seta, devido a sua posição invertida em relação ao que há tradicionalmente no mercado. O painel bonito e de fácil leitura, contando com grande velocímetro analógico e demais instrumentos em módulo digital, incluindo o conta-giros.

O conjunto de suspensão permite plena segurança, independente do terrenos e condições do solo e é notável como ela fica à vontade quando está fora do asfalto, parecendo ser seu habitat natural. As frenagens são firmes e seguras, salvo alguns sustos quando o ABS não entende a irregularidade do chão. É altamente recomendável que se desligue o ABS quando for usar em terrenos acidentados ou ruas muito esburacadas.

Uma característica bastante impressionante na G 650 GS é a segurança que oferece em curvas, com capacidade de inclinação sensacional e ciclística precisa, pode-se fazer qualquer tipo de curva com total tranquilidade, mesmo em alta velocidade. A ergonomia é excelente, permitindo pleno conforto na posição de pilotagem.

Influenciando diretamente na impressionante ciclística desta moto temos a engenharia envolvida com a distribuição de peso, pois na BMW de um modo geral o tanque de combustível fica embaixo do banco, deixando a área tradicional do taque para filtro de ar e outros componentes, provendo melhor posicionamento para o centro de gravidade, resultando em muita precisão e segurança.

Produzida na fábrica brasileira da BMW, em Manaus, o que permitiu uma considerável redução no preço, esta big trail da BMW é uma das mais completas da categoria, vindo de fábrica com aquecedor de mãos e freios ABS. Uma máquina completa e capaz de proporcionar muita satisfação a quem pilotá-la. Para ter essa belezura em suas mãos o preço sugerido é de R$29.800,00 e as cores disponíveis são vermelha e branca.

Ficha técnica:
Motor:
Tipo: Monocilíndrico a 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro / curso: 100 mm x 83 mm
Cilindrada: 652 cc
Potência máxima: 50 cv (36,7 KW) à 6.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM: 6,1 kgf.m (60 Nm) à 5.000 rpm
Taxa de compressão: 11,5 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor: Electronic intake pipe injection / BMW engine management, twin-spark ignition
Catalisador: 3 vias com sonda Lambda
Norma de gases: EU-3
Desempenho / Consumo de Combustível:
Velocidade máxima: 170 km/h
Combustível: Unleaded regular, minimum octane rating 91 (RON)
Alternador / Autonomia
Alternador / Autonomia: 400 W / ~ 350 km
Bateria: 12 V / 12 Ah
Transmissão:
Embreagem: Multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
Câmbio: 5 marchas
Transmissão: Corrente
Ciclística / freios
Quadro: Bridge-type steel section frame with bolted-on rear section
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro
Suspensão traseira: 170 mm / 165 mm
Curso da suspensão dianteira / traseira: 170 mm / 165 mm
(lowered suspension 140 mm / 130 mm)
Distância entre eixos: 1,477 mm
Trail: 113 mm
Ângulo da coluna de direção: 61.9°
Rodas: Cast aluminium
Roda dianteira: 2,50 x 19″
Roda traseira: 3.50 x 17″
Pneu dianteiro: 110/ 80 – R19 59V
Pneu traseiro: 140/80 R17 69V
Freio dianteiro: Disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça de 1 pistão
ABS: Optional extra: BMW Motorrad ABS (pode ser desligado)
Dimensões / pesos:
Comprimento (mm): 2,165 mm
Largura (mm): 920 mm
Altura (mm): 1770 mm
Altura do banco (mm): 780 mm
Curvatura das Pernas: 1,770 mm (lowered suspension 1,710 mm; high seat: 1,850 mm)
Peso em ordem de marcha: 1) 193 kg
Peso seca: 2) 175 kg
Peso total permitido: 380 kg
Carga útil (com equipamento de série): 188 kg
Capacidade do tanque de combustível: 14 litros
Reserva: 4 litros

Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN)
1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
2) Peso sem carga e a seco

Deixe comentário