Shineray inaugura fábrica em Pernambuco

Foi inaugurada nesta segunda-feira (29), a montadora chinesa Shineray no Complexo Industrial de Suape (PE). Esta é a montadora fora do país de origem e a única planta industrial do Brasil a fabricar motos fora da Zona Franca de Manaus. A abertura da unidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A fábrica fica situada à Estrada TDR Norte, 3005 – Complexo Industrial SUAPE.

Em uma área de aproximadamente 210 mil m², a montadora conta com uma área construída de 60 mil m². No total, foram investidos R$ 130 milhões e a unidade terá uma capacidade de produção total de 250 mil unidades por ano. “Iremos empregar, a princípio, 250 profissionais em dois turnos de segunda a sexta, mas poderemos chegar a 350 empregos diretos”, revela Paulo Perez, diretor executivo da Shineray. A fábrica funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Dirigida exclusivamente com capital nacional do grupo pernambucano, os veículos de duas e três rodas serão montados na fábrica com peças trazidas da China sobre chassi nacional. A montadora produzirá 20 modelos de veículos ciclomotores, triciclos e quadriciclos já comercializados, além de lançamentos. Os produtos serão revendidos pelas 150 concessionárias localizadas em 25 estados do país. No total, a rede conta com 250 Pontos de Venda (PDVs). Em 2014, a Shineray do Brasil S.A. registrou um faturamento de R$ 417 milhões

A partir de outubro, numa segunda etapa, a fábrica irá contar com laboratório de testes e pista exclusiva para motos On Road, Off Road e Street, laboratórios de montagem, armazenagem e qualidade. Há dez anos atuando no mercado nacional e consolidada no segmento de duas rodas, a Shineray do Brasil hoje assume a quinta posição do segmento e a meta é atingir o terceiro lugar já em 2016.

Perguntado se a crise ou a alta do dólar implica em impacto na saída dos produtos, Perez informa que busca eficiência ao invés de efetuar os repasses aos clientes. “Já houve um ajuste no início do ano e nosso desafio é pela eficiência e corte de custos. Com a montadora, entregaremos o produto totalmente montado e, com isso, a concessionária reduz oficina e depósito e aumenta seu espaço em show-room, o que reduz significativamente os atendimentos em pós-vendas”, exemplifica.

A Shineray – Natural da região de Chongqing, a empresa tem sua matriz em Pernambuco, no município do Cabo de Santo Agostinho, e é representada pela Brasil China Distribuidora de Motos e Peças S/A, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Além das linhas de duas e três rodas, a companhia conta com distribuição de veículos de carga e passageiros.

Autor: Eduardo Azeredo

770 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »