Venda quinzenal de motocicletas apresenta discreta alta em dezembro

A primeira quinzena de dezembro registou a média diária de 5.920 motocicletas comercializadas, volume 2,9% maior do que o mesmo período de novembro (5.753), segundo levantamento realizado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam (Denatran).

Na comparação quinzenal, foram emplacadas 65.118 unidades em dezembro (11 dias úteis), contra 57.528 motocicletas em novembro (10 dias úteis), um crescimento de 13,2%.

No entanto, quando comparamos os primeiros 15 dias de dezembro de 2014 com 2013 (68.596 unidades), os números não são animadores. O índice apresentou queda de 5,1%. Com relação à média diária de vendas, a primeira quinzena do último mês de 2013 registrou 6.860 motocicletas, o que corresponde a uma queda de 13,7% frente ao mesmo período do presente ano.

Sobre a ABRACICLO e o Setor Duas Rodas
Com 38 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota nacional: mais de 20 milhões Frota nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,5 milhão de unidades Produção anual: acima de 4 milhões de unidades
6º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial

Fonte: ABRACICLO

Autor: Eduardo Azeredo

771 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »