Mercado duas rodas movimentado, muitas novidades, e o motociclista brasileiro agradece

Definitivamente os brasileiros aderiram à motocicleta como peça importante para transporte, lazer, trabalho entre outras aplicações, e aproveitando o excelente momento do mercado motociclístico no país, diversas fabricantes partiram para grandes investimentos, visando ampliar negócios e conquistar sua fatia no público consumidor.

As montadoras que já estavam por aqui, estão tendo que se mexer bastante para não ficar na poeira, diante das muitas inovações tecnológicas e novidades que as concorrentes estão trazendo de fora.

Quem sai ganhando com essa batalha entre as marcas é o consumidor, pois é notória a grande melhoria na qualidade das motos. Mais recentemente começaram a aparecer com mais frequência itens como controle de tração e freios ABS, que antes só eram encontrados nas motos importadas mais caras. Nas motos pequenas as vantagens estão ainda maiores, com aplicação de freio a disco, painel digital, e muito mais se tornando itens originais de fábrica.

Marcas como a Honda, Yamaha e Suzuki, já plenamente consolidadas no país, que não querem perder sua posição de liderança, aproveitaram para apresentar lançamentos capazes de agradar a todos os gostos, e melhorias em motos já conhecidas.

A italiana MV AGUSTA já se apressou em reafirmar que segue forte em sua operação brasileira, com montagem local, marcada pelo seu retorno em 2011, e está comemorando as mais de 200 unidades emplacadas em cerca de 6 meses, o que é um número 30% superior ao conquistado pela montadora nos últimos 4 anos no país.

Outras que estão investindo forte no mercado brasileiro são a Harley Davidson, Kawasaki e BMW, e a receptividade do público corresponde às expectativas, pois é crescente o volume de motos destas marcas nas ruas.

Como novidades vindas das da Harley Davidson, além da definitiva instalação da montadora em solo brasileiro, que possibilitou um representativo abatimento nos preços de venda de suas motos, temos lançamentos como a nova Switchback. O sucesso é tanto que há determinados modelos que tem fila de espera para compra, como por exemplo a Night Rod.

A Kawasaki, que no Brasil é sinônimo de esportividade, também trás suas linhas trail e touring, onde destaco a Versys 1000, uma big trail de alta cilindrada, que chega para encantar especialmente os adeptos deste segmento, além é claro de vários modelos da tradicional linha esportiva, com destaque para a ZX-14R.

Na BMW o publico é diversificado, com modelos atendendo aos segmentos das esportivas e big trail, com atenção extra, respectivamente, à S 1000 RR, que está dominando as pistas, e a R 1200 GS, queridinha dos estradeiros de longas viagens.

E as novidades estão bastante diversificadas, indo das scooters de baixa cilindrada até superesportivas de alta performance. A Dafra, trás os modelos Next e Roadwind 250, que chegaram junto com a Honda CBR 250, para brigar com as já presentes Kasinski Comet GT-R 250 e e Kawasaki Ninja 250. A Suzuki vem com mudanças na já conhecida GSX-R 1000, que chegou junto com a nova Yamaha R1, com controle de tração e outras evoluções.

Em resumo, estamos no que posso chamar de “leilão de novidades”, tudo para conquistar os consumidores. Com isso nossas ruas seguem cada vez mais bonitas com, além da marcas já citadas, em companhia das Ducati, Aprilia, Triumph, KTM, BMW e muitas outras marcas que estarão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia.

Com toda essa revolução no mercado os motociclistas brasileiros tem muito o que comemorar e ficar na certeza de que muita coisa boa ainda está por vir, em um curto espaço de tempo.

Deixe comentário