MotoCheck-Up recebe 1.600 motociclistas em Teresina

Terminou sexta-feira, 07 de agosto, a 19ª edição do MotoCheck-Up, o maior programa setorial de avaliação de motos e conscientização no trânsito da América Latina, promovido pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, em Teresina – o segundo realizado no Nordeste.

Durante os três dias do evento (de 05 a 07/8), 1.600 motociclistas receberam instruções de pilotagem segura – incluindo demonstração da forma correta de se utilizar o freio – e tiveram suas motocicletas avaliadas gratuitamente em 21 itens de segurança. Ao longo das 19 edições, cerca de 35 mil motociclistas já participaram da ação.

“O evento foi muito bem recebido na região. O retorno dos participantes durante a ação foi bem positivo. Nas próximas semanas, compilaremos os dados coletados, o que nos permitirá avaliar o perfil do motociclista”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

A 19ª edição do MotoCheck-Up realizado pela Abraciclo, tem apoio do Detran/PI, Polícia Militar, STRANS- Superintendência Municipal de Transportes e Transito e Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), com o patrocínio da Levorin e Taurus.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos estados de São Paulo (capital,  Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com a presença de mecânicos e instrutores experientes no segmento, além do apoio de órgãos governamentais e institutos, com a participação conjunta das fabricantes de motocicletas.

Atuação nas Escolas
Paralelamente ao MotoCheck-Up, a entidade promoveu palestras em quatro escolas públicas de ensino médio da região, que atingiu 700 alunos. As palestras tiveram como objetivo orientar os atuais e futuros ciclistas e motociclistas sobre as técnicas de condução segura e os ganhos obtidos com o respeito às normas e regras de trânsito.

As apresentações foram ministradas por Wilson Yasuda, ex-piloto de competição de motociclismo e atual consultor de segurança da Abraciclo. O conteúdo das apresentações foi desenvolvido pela equipe de executivos da própria entidade, com base na experiência de seus associados em relação ao tema, dicas de segurança viária de especialistas e órgãos públicos, pesquisas e legislação em vigor.

“As infrações mais comuns em Teresina são a ausência do uso do capacete e a falta de habilitação para a condução de motocicletas, que juntas correspondem a 75% das ocorrências gravíssimas cometidas. Acreditamos que as ações como o MotoCheck-Up, de conscientização e orientação da população sobre um trânsito mais seguro, são fundamentais para reduzir a quantidade de ocorrências registradas na região”, avalia José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da entidade.

Deixe comentário