Confira como foi a 8ª etapa do SuperBike Brasil

Foto: Gilmar Rose – VGCOM

A 8ª etapa do SuperBike Brasil aconteceu neste domingo, dia 13 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna – Goiânia (GO). Confira abaixo os resultados das corridas de todas as categorias.

Sem cometer erros, Migliorelli vence etapa de Goiânia da SuperBike Light
Numa prova repleta de imprevistos, Marcos Migliorelli (#11), da equipe Everson Racing, levou a melhor e venceu a 8ª etapa da categoria SuperBike Light, realizada na tarde deste domingo (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com o resultado, o piloto capixaba obteve sua primeira vitória na temporada 2016.

A etapa de Goiânia não foi um momento especialmente feliz para os principais pilotos da categoria. O líder do campeonato, Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Indus Giromoto Ello, abandonou a prova ainda na quarta volta após enfrentar problemas mecânicos com sua moto. Seu adversário direto na temporada, Guto Figueiredo (#18), da KT5/A2/Passaredo, despediu-se da rodada ainda mais cedo. Logo após a largada, o piloto de Ribeirão Preto, que ainda tinha chances matemáticas de brigar pelo título e vinha na liderança da corrida, sofreu uma queda e abandonou a prova.

Nas voltas finais foi a vez de Cleberson Maicher “Alemão” (#17), da equipe Black Day Racing Team, passear na grama. O piloto, que já tinha cometido um erro e passado reto em uma curva, sofreu uma queda na 11ª volta, quando ocupava a quarta posição e com isso abandonou a corrida.

De volta ao personagem principal dessa história, Marcos Migliorelli fez uma corrida bem constante. O piloto largou da quarta marca e foi ganhando posições ao longo da prova. Enquanto ele mantinha contínuas voltas rápidas, via alguns de seus adversários abandonarem a prova após cometerem erros. Foi somente na volta final que Migliorelli tomou a ponta. O piloto capixaba conseguiu a ultrapassagem sobre o então líder, Erlon Carlos (#94), da equipe Hata Racing, e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de apenas seis centésimos. Já Erlon ficou com a vice-liderança.

Na sequência, Victor Villaverde (#42), da equipe Cerciari Racing School, foi o terceiro colocado na prova. Antonio Telvio (#5), da Qatar Racing Team Brasil – que disputa a categoria Master – fez uma excelente corrida e foi o quarto a receber a bandeirada. De volta à categoria principal, Rodrigo Seiji Hayashi (#25), da Hata Racing, obteve a quarta colocação. O piloto cometeu um erro ainda na largada e precisou fazer toda uma corrida de recuperação. Completando o pódio, o quinto lugar foi para Alexandre M. Fernandes (#111), da Pitico Race Team.

Pela categoria Master – com competidores acima dos 45 anos – o grande vencedor foi Antonio Telvio. Marcos Senra (#67), da Moretti Racing Team, voltou a figurar ente os mais rápidos e obteve a vice-liderança da prova. Ricardo Seiji Hayashi (#36), da Hata Racing, encerrou a corrida em terceiro logo à frente de Nelson Oliveira (#145), da equipe Os Impossíveis, em quarto, e de Michel Abboud (#8), da BH Racing, em quinto.

Tamburro vence etapa de Goiânia e segue líder da Copa Honda CBR 500R
Em uma prova marcada pela disputa intensa e indefinição constante nas primeiras posições, Leonardo Tamburro (#53), da equipe Honda MotoSchool de Talentos, acabou levando a melhor e venceu a 8ª etapa da Copa Honda CBR 500R, realizada na manhã chuvosa deste domingo (13), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com o resultado, o piloto mantém a liderança no campeonato e alcança sua primeira vitória na temporada 2016.

Ao longo dos treinos, Leonardo Tamburro vinha como um dos favoritos para a corrida. O piloto liderou a maior parte das sessões e garantiu a pole position. Já na prova, o cenário se mostrou bastante complicado para o piloto. Tamburro foi perseguido de perto por um pelotão formado por três adversários durante quase todas as 11 voltas da corrida. José Duarte (#97), da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, vinha logo atrás, seguido por Guilherme Brito (#19), da Team Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros, e Arthur Costa (#99), da Moretti Racing Team/SAF-RJ. Com a pista molhada, os pilotos precisavam acelerar forte e ter atenção redobrada para não acabar caindo e abandonar a disputa.

E foi justamente isso que aconteceu e deu uma balançada na briga pelas primeiras posições. Na oitava volta, Arthur retardou a freada numa curva para buscar um traçado novo. Porém, acabou perdendo controle da moto e foi para o chão. Agora a disputa pela liderança ficava apenas entre Tamburro, José Duarte e Guilherme Brito. Com a queda, o piloto da Honda MotoSchool de Talentos chegou a abrir alguns décimos de vantagem, entretanto, os adversários encostaram novamente.

As voltas finais foram decisivas. Duarte estudava a melhor forma de fazer a ultrapassagem e até conseguiu, temporariamente, tomar a ponta, mas acabou levando o troco e voltou para a segunda posição. Tamburro aguentou bem a pressão dos adversários e recebeu a bandeirada em primeiro. José Duarte ficou com a vice-liderança e Guilherme Brito em terceiro.

Com a queda de Arthur Costa, Rafael Rigueiro (#52), da equipe MotoSchool Racing Team – que corre pela Light – acabou sendo beneficiado e foi o quarta a cruzar a linha de chegada. De volta à categoria principal, Diogo Moreira Nascimento (#20), da Team Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros, garantiu o quarto lugar no pódio, logo à frente de Arthur Costa, que conseguiu voltar para a pista e encerrar a prova em quinto.

Enquanto isso, pela Copa CBR 500R Light, o vencedor foi Rafael Rigueiro (#52). A vice-liderança da prova ficou com a piloto Linda Raad (#23), da Moretti Racing Team/SAF-RJ, seguida por Alexandre Dal’ Olio Franca (#82), da Moretti Racing Team/SAF-RJ, em terceiro.

Já entre a garotada da categoria Teen, Guilherme Brito faturou a primeira colocação, com Rafael Rigueiro em segundo, Diogo Moreira em terceiro e Davi Gomide na quarta posição. Um pouco mais lenta que os adversários, Maria Fernanda Rocha (#22), da Moretti Racing Team/SAF-RJ, completou o pódio na quinta posição.

Fernando vence etapa de Goiânia da Ninja 300 e assume liderança do campeonato
Foi por um detalhe. Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, venceu a 8ª etapa da Copa Kawasaki Ninja 300, realizada na tarde deste domingo (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, por uma vantagem de apenas oito centésimos. O piloto garantiu a primeira posição somente nos metros finais da última volta para assim comemorar sua segunda vitória na temporada 2016. Com o resultado, Fernando assume a liderança na tabela classificatória restando uma rodada para o fim do campeonato.

Apesar de largar na pole position, a corrida não foi nada fácil para Fernando Santos. Logo nas primeiras voltas, Fábio Jandaia (#10), da Motocar Racing, assumiu a primeira colocação e passou a liderar um pequeno pelotão formado por Sandro Paganelli (#64), da Paganelli Racing, Rafael Rosa (#45), da Arthur Racing, e o próprio Fernando. Os quatro pilotos se distanciaram dos demais e revezaram a liderança. Ora a primeira posição ficava com Jandaia, ora com Rafael, que é piloto de Goiânia.

Foi somente na última parte da corrida que Fernando Santos acelerou mais forte e pulou para a ponta. Porém, tudo seguia bastante indefinido. Rafael Rosa mantinha um ótimo desempenho e havia retomado a liderança. Faltavam poucas curvas para o fim da prova e tudo indicava que ele seria o vencedor. Entretanto, Fernando não desistiu. O piloto aproveitou o embalo do vácuo na reta decisiva e conseguiu ultrapassar o adversário e receber a bandeirada em primeiro. Com isso, Rafael terminou a prova em segundo, logo à frente de Fábio Jandaia em terceiro.

Sandro Paganelli, que vinha na liderança do campeonato e precisava de um bom resultado para seguir na disputa, foi penalizado por queima de largada. Com isso, o piloto que foi o quarto a receber bandeirada ficou apenas na 10ª posição do geral. Quem ganhou com isso foi Mauricio Mendes Nogueira (#22), da Moretti Racing Team, que herdou o quarto lugar. Já Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team, completou o pódio na quinta posição.

Pela Copa Kawasaki Ninja 300 Light, o vencedor foi Bruno Ribeiro (#169), da equipe Rota Baús. Seu principal adversário, Jeferson Souza (#707), da Tecfil Racing Team, ficou com a segunda posição na etapa de Goiânia. Enquanto isso, Rafael Fernandes (#50), da Rafinha Fernandes, garantiu o terceiro lugar no pódio, seguido por Marcelo Larini (#87), da equipe Marina Club, em quarto, por Guilherme Bosel Neto (#69), da Duende Racing, em quinto.

Eliton vence etapa de Goiânia e está com uma mão no título da SuperStreet
Eliton Kawakami (#27), da equipe Playstation Yamaha, foi o mais rápido e venceu a 8ª etapa da categoria SuperStreet, prova realizada no início da tarde deste domingo (13), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com o resultado, o jovem piloto segue líder no campeonato e está muito próximo de obter o título da temporada 2016.

O tempo estava chuvoso na capital goiana e a prova foi marcada por uma porção de quedas. Ainda na primeira volta, Rafael Gomes Traldi (#128), da equipe Motonil Motors, perdeu o controle da sua moto, caiu e ainda de quebra acabou levando o holandês Quentin Koers (#56), da Yamaha Playstation Race Team, que veio ao Brasil exclusivamente para participar desta etapa do campeonato.

Mas a corrida não foi só marcada por incidentes. Um nome se destacou positivamente logo nas primeiras voltas. O piloto da casa, Rafael Rosa (#45), da equipe Arthur Racing, saltou da sexta posição do grid para assumir a liderança. O jovem piloto obteve um brilhante início de prova e se apresentou como um dos favoritos à vitória. Na frente dos irmãos Kawakami, Rafael defendeu a posição, porém, acabou escorregando ainda na quarta volta e abandonando essa disputa.

Assim, Meikon Kawakami (#83), da Playstation Yamaha, e Eliton assumiram a dianteira. Os dois revezaram a posição e na volta final Eliton conseguiu abrir uma pequena vantagem para cruzar a linha de chegada em primeiro. Enquanto isso, Meikon faturou a segunda posição. Cerca de 45 segundos atrás, Mauricio Mendes Nogueira (#22), da Moretti Racing Team, recebeu a bandeirada em terceiro. Rafael Rosa conseguiu voltar à pista depois da queda e encerrar a corrida na quarta posição. E completando o pódio, Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team, fechou o quinto lugar em Goiânia.

Pela categoria Yamaha R3 Cup, apenas dois pilotos completaram a prova. Marciano Santin (#7), da equipe SantinRacing, foi o vencedor da etapa, seguido por Sarah Conessa de Moura (#35), da Cerciari Racing School, em segundo.

Alexandre Gonzalez vence a etapa de Goiânia na Junior Cup
O tempo chuvoso e a pista molhada não foram problemas para Alexandre Gonzalez (#89) na manhã deste domingo (13). O jovem piloto teve um grande desempenho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), e venceu a 7ª etapa da categoria-escola Honda Junior Cup. O resultado foi ainda mais especial para ele porque marcou a primeira vitória do garoto na temporada 2016.

E o caminho para este grande resultado começou ainda na largada. Alexandre foi apenas o sexto mais rápido treinos classificatórios. Porém, isto não foi nenhum problema para o piloto que ainda nos metros iniciais de prova, abaixo de uma chuva fina e asfalto bastante molhado, conseguiu ultrapassar todos os adversários para assumir ponta. A partir de então se desenhava a real disputa que seguiria até os momentos finais.

Apesar de assumir rapidamente a primeira colocação, Alexandre não conseguiu em momento algum despontar na ponta. Seu irmão, Bruno Gonzalez (#98), e Felipe Macan (#2) vieram no mesmo ritmo e os três pilotos brigaram até os momentos finais pela liderança. Já na última volta, Alexandre conseguiu abrir uma pequena vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro. Bruno encerrou a prova em segundo e Macan na terceira posição.

Seguindo o resultado, Mario Salles (#42) fez uma prova solitária e garantiu o quarto lugar. Já Lincoln Lima Melo (#29) travou um disputa acirrada com Lucas Alvarenga (#5) ao longo de boa parte da prova e conseguiu assegurar a quinta posição no pódio.

Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.

Ingressos para ARQUIBANCADA são GRATUITOS.

Calendário SuperBike Brasil
9° SuperBike Brasil: 04 de dezembro – Interlagos (SP) *nova praça

Deixe comentário