Brasil alcança melhor posição na história no BMW Motorrad GS Trophy International 2016

Após sete dias intensos de competição, o BMW Motorrad GS Trophy chegou ao fim no último sábado (5) com a vitória dos sul-africanos John Harris, Byron Coetsee e Charl Moolman, que estiveram na liderança durante a maior parte do tempo e que venceram pela primeira vez o torneio com 299 pontos, deixando os concorrentes alemães e ingleses empatados na segunda posição, com 268 pontos. Já os representantes brasileiros terminaram em sexto lugar – a melhor posição do País no campeonato – e com a sensação de dever cumprido.

O resultado foi garantido graças à excepcional participação da equipe brasileira nas provas do último dia. Com 19 pontos separando o primeiro e o terceiro colocado e mais do que o dobro em disputa, o Brasil foi a surpresa da etapa, que consistia em realizar algumas tarefas de condução da motocicleta sem tocar os pés no chão, mantendo seu controle em baixa e alta velocidade. A prova exigia técnica em um exercício de slalon travado em terreno com dois níveis, na qual o Brasil cravou a vitória com perfeição.

Depois de percorrerem mais de 1.300 quilômetros durante os sete dias de competição, os pilotos enfrentaram uma prova de 50 quilômetros de extensão para fechar o torneio, que não poderia terminar melhor para os sul-africanos. Eles venceram o desafio imposto em uma íngreme subida e garantiram de vez o inédito título para o País, após dois vice-campeonatos em 2010 e 2014. Com boa condução, o Brasil ficou com o terceiro lugar nesta etapa e garantiu a sexta posição no ranking final, melhor resultado em todas as participações do País.

As motocicletas BMW GS também provaram, mais uma vez, grande resistência após finalizar a competição sem nenhuma avaria na frota, que conta com mais de 100 unidades entre os modelos BMW R 1200 GS e GS Adventures.

Com participantes e familiares reunidos, Heiner Faust, vice-presidente de vendas e marketing da BMW Motorrad, agradeceu e parabenizou os competidores. “Estou feliz por encerrarmos o GS Trophy 2016 no Sudeste Asiático em meio a essa paisagem maravilhosa. A Tailândia é um lugar incrível para o motociclismo de aventura, especialmente quando você está ao lado de amigos que compartilham exatamente a mesma paixão que você. Paixão refletida na presença de milhares de entusiastas de todo o mundo, que acompanham o torneio presencialmente e online, por meio de nossos canais. A equipe da BMW Motorrad se compromete em manter o espírito do GS Trophy e temos certeza que esta história de sucesso vai continuar por um longo tempo”, finaliza Faust.

Resultado final do BMW Motorrad International GS Trophy 2016:

01 África do Sul 299
02 Alemanha 268
02 Reino Unido 268
04 Comunidade Europeia 254
05 América Latina 244
06 Brasil 242
07 China 234
08 Estados Unidos 229
09 França 208
10 Itália 200
11 Argentina 188
12 México 181
13 Rússia 180
14 Canadá 176
15 Coreia do Sul 146
16 Japão 138
16 Sudeste Asiático 138
18 Alpes 117
19 Equipe Feminina Internacional 116

Sobre o BMW Motorrad GS Trophy
O GS Trophy é uma competição voltada a pilotos amadores que são clientes e entusiastas da BMW Motorrad e que agrega provas de aptidão e agilidade sobre motocicletas enduro da marca e habilidades individuais e em grupo. O GS Trophy já passou por países como Tunísia (2008), África do Sul/Moçambique/Suazilândia (2010), Argentina/Chile (2012) e Canadá (2014), e neste ano é realizado pela primeira vez no continente asiático. A equipe brasileira ganhou direito de participar da final mundial em Chiang Mai, na Tailândia, após vencer a etapa classificatória brasileira realizada em agosto do ano passado em Brotas, no interior do Estado de São Paulo.

Autor: Eduardo Azeredo

771 stories / Procurar todas
Do Rio de Janeiro, há mais de 14 anos envolvido com o motociclismo, e atua como piloto de testes e jornalista motociclístico para diversos veículos de comunicação, em especial o Jornal Motocycle, Revista Torque, CarPoint News, entre outros, fazendo avaliações / testes de motocicletas e produzindo matérias a respeito do mundo duas rodas. Também apresentador do programa Duas Rodas News, na emissora Luau TV

Relacionadas »