A importância do foco na segurança de um motociclista

Com praticamente tudo na vida é importante ter foco, dando a devida atenção ao que estiver fazendo, visando fazer bem feito. Para o motociclista não poderia ser diferente, principalmente pelo fato de já estar em situação de risco, onde qualquer descuido bobo pode provocar péssimos resultados. Vale a pena ter atenção aos detalhes para inibir perigos.

Já presenciei incontáveis situações de risco ocasionadas por simples distrações que levaram, ou poderiam ter levado, a consequências drásticas. Recentemente vi na estrada um motociclista que quase tomou um tombo feio, demonstrando estar visivelmente desconfortável com alguma coisa. O abordei questionando se precisava de ajuda e me respondeu que as luvas eram novas, estavam duras e atrapalhando nos movimentos. Pode isso?

Coisas como cisco no olho, jaqueta espetando, luva apertando, cabeça coçando, viseira embaçada, vontade de ir ao banheiro etc, por menor que seja o problema, pare, corrija e só depois, com tudo resolvido, siga viagem. Incômodos desse tipo fazem o motociclista perder a atenção no que realmente importa: o controle da motocicleta e toda movimentação a sua volta.

Sempre cito como exemplo a minha primeira queda, há mais de 12 anos, proporcionada por um momento de pura falta de atenção na pilotagem. Estava em uma movimentada via do subúrbio carioca quando surgiu um carro, praticamente na contra-mão, fazendo uma bandalha para subir o viaduto, olhei para trás xingando o indivíduo. Quando voltei a olhar para frente avistei um caminhão, que estava ainda de lado, entrando na via, a menos de 5 metros de mim. Foi uma pancada e tanto, que certamente não aconteceria se eu tivesse permanecido com o foco no trânsito à minha frente.

Recomendo aos motociclistas que sempre estejam totalmente focados no que envolve sua pilotagem. Deste modo, se tiver algum obstáculo à frente, seja veículo fazendo manobra indevida, pedestre atravessando em local impróprio ou qualquer outra situação, terá margem para fazer a sua parte e seguir seu caminho ileso. Às vezes milésimos de segundo podem fazer toda a diferença para uma viagem em segurança.

Deixe comentário