O risco de acelerar ou desacelerar com a moto inclinada

Área de contato de um pneu de motoNos dias de hoje muitos pilotos estão salvos pela tecnologia, pois o controle de tração impede que ocorra esse mal de que vou falar agora. As vezes em uma manobra simples, como uma mudança de faixa ou desviar de um obstáculo, o exagero no despejo de potência, ou uma reduzida mal feita, podem levar o motociclista ao chão.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a moto é um veículo projetado para fazer curvas, o que a torna extremamente segura nesta condição, pois quando inclinada, a área de contato do pneu com o solo é bem maior do que quando a moto está em pé, proporcionando grande aderência.

Quanto maior o torque, mais cautela o motociclista tem que ter, pois o despejo de potência será grande e, consequentemente, o risco de girar em falso e perder aderência aumenta bastante.

Em curva é indispensável manter o motor tracionado, de preferência em aceleração constante. A redução de tração, ou ausência dela, também pode ser extremamente perigosa. Embreagem apertada em curva, nem pensar, pois desestabiliza a moto e pode te levar ao chão.

De modo geral, qualquer atitude brusca em uma moto, seja freando, acelerando, inclinando, ou qualquer outra ação, pode vir a dar problema. Busque sempre uma pilotagem com suavidade. A moto retornará a você o tratamento que você dá a ela.

Mas lembrem que não devemos facilitar, pois por mais segurança que uma moto, conduzida adequadamente, ofereça em curva, há imprevistos com que temos que contar, como buracos, óleo e animais na pista, outros veículos etc. Pilote sempre com segurança e chegue em paz ao seu destino.

Deixe comentário