Triumph supera marca de 10.000 motos montadas em Manaus com duas novas versões da Tiger 800

A Fábrica 6 da Triumph, localizada em Manaus (AM), acaba de superar a marca de 10.000 motocicletas produzidas em somente 34 meses de operação. A motocicleta número 10.000 é a nova Tiger 800 XR, modelo de entrada da linha Adventure da marca inglesa, que foi completamente reformulado e começa a ser comercializado em agosto no mercado nacional. A nova linha Tiger 800, cujo lançamento no Brasil aconteceu em abril, está ganhando mais duas versões: Tiger 800 XR e Tiger 800 XC, ambas já em produção em Manaus. Os dois novos modelos devem atingir um volume de vendas de 1.000 unidades até dezembro deste ano e custarão R$ 37.690,00 (Tiger 800 XR) e R$ 40.790,00 (Tiger 800 XC). A linha Tiger 800, incluindo todas as versões, deve responder por 70% das vendas da marca no Brasil.

Como nas versões top de linha XRx e XCx, as novas Tiger 800 ganharam visual diferenciado e mais moderno,  menor consumo de combustível, desempenho off-roadsuperior e um pacote sofisticado de itens de tecnologia com foco maior no piloto e na condução da motocicleta. A tecnologia com foco no piloto é um dos principais pontos que diferencia a nova Tiger das concorrentes. A motocicleta incorpora uma tecnologia que foi desenvolvida para melhorar a pilotagem na estrada e no off-road.  Nas versões XR e XC, isso inclui uma série de recursos, como o sistema de aceleração eletrônico “Ride by Wire”, freio ABS comutável e controle de tração. O sistema ABS comutável é padrão em todos os modelos da linha Tiger 800 e utiliza a mais avançada tecnologia para prevenir o travamento das rodas, garantindo segurança máxima e controle em todas as condições de terreno.  O sistema ABS pode ser ligado ou desligado, de acordo com a necessidade do usuário.

O sistema Triumph de Controle de Tração (TTC) também está presente em todas as versões. Este recurso sofisticado previne o giro inesperado da roda traseira, cortando o torque do motor para evitar a perda de aderência lateral, proporcionando máximo controle tanto na estrada como em terrenos off-road.  O piloto pode selecionar a sua configuração de TTC para “ligado” ou “desligado”. As novas Tiger 800 XR e XC também vêm equipadas, de série, com computador de bordo que fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.

O tradicional motor Triumph de três cilindros, com 95 cv de potência, proporciona à motocicleta uma personalidade única e sofisticada. Internamente, os aperfeiçoamentos reduziram ruídos e melhoraram o desempenho. Assim, a nova Tiger 800 conta com um motor extremamente eficiente que fornece força contínua e suave em baixas velocidades, proporciona uma ampla potência na faixa intermediária de rotações e ainda permite ao piloto utilizar a faixa alta de potência, até o limite de 10.000 rpm. Tirar o máximo da personalidade agressiva do motor se tornou mais fácil graças ao mecanismo mais leve e preciso de troca de marchas, que utiliza peças da superesportiva Daytona 675, líder mundial no seu segmento. O consumo de combustível também foi consideravelmente reduzido – em até 17% em um trajeto de “uso misto”, aumentando a autonomia do modelo nas viagens.

A nova Tiger utiliza um chassi líder da categoria, o que se traduz em dirigibilidade excepcional e um melhor desempenho off-road. A Tiger fornece bastante feedback ao piloto e possui uma grande estabilidade e neutralidade, o que permite ao motociclista colocar a moto exatamente onde ele quer, seja em terrenos homogêneos ou acidentados. O modelo XR vem equipado com suspensão Showa, calibrada para uma excelente dirigibilidade em qualquer superfície. A suspensão dianteira tem curso de 43 mm, com garfo USD, agora em preto anodizado. A suspensão traseira possui um amortecedor único Showa, com ajuste de pré-carga de fábrica, permitindo fácil adequação e flexibilidade para ajustar a configuração da suspensão às necessidades de cada viagem, seja um percurso solitário ou uma aventura com alguém na garupa.

A suspensão WP foi usada para uma melhor adesão ao ambiente off-road no modelo XC. O garfo USD, também de 43 mm, com rebote e amortecimento de compressão, é facilmente ajustável através de dispositivos nas cabeças do garfo. A suspensão traseira possui um amortecedor único WP, ajustável para pré-carga e compressão de amortecimento.

Assim como as versões top de linha, as novas Tiger 800 XR e XC ganharam visual diferenciado que inclui nova proteção para o radiador e linhas mais ousadas do painel lateral do tanque de combustível. O novo design deu à moto um estilo mais arrojado e dinâmico. Além de estéticas, algumas mudanças cumprem outras funções. O novo design do tanque, por exemplo, também proporciona uma canalização do ar quente do motor para longe das pernas do piloto.

Além da altura do banco ajustável e do posicionamento do guidão, as novas versões vêm com um tanque grande para a categoria, com capacidade para 19 litros, ajuste rápido de altura para o farol para viagens a dois, tomada elétrica auxiliar próxima à ignição e protetor de cárter – tudo de série. As duas versões serão comercializadas no mercado brasileiro em duas opções de cores: branco (Crystal White) e preto (Phantom Black).

O conforto foi melhorado em todas as versões através de mudanças na geometria, projetadas para reduzir o peso nos punhos e para aumentar o espaço para as pernas. Como as motos possuem assento e guidão ajustáveis, o piloto pode encontrar a melhor posição de condução dentro da categoria. As proteções contra as intempéries também aumentaram através da combinação do perfil de ombros altos, característico da Triumph, e do novo protetor contra insetos.

Deixe comentário