KTM 1290 Super Duke R chega ao mercado brasileiro

A naked mais potente do mundo acaba de chegar ao Brasil. A importada KTM 1290 Super Duke R já está disponível na rede de concessionárias da marca com preço público sugerido de R$ 79.000,00.

Depois de ser apresentado como protótipo, o modelo lançado oficialmente em 2013 coroou a lendária gama de motos naked da KTM com uma máquina que redefiniu o termo “Streetfighter”. Um olhar para os impressionantes dados de desempenho e o design agressivo já é o suficiente para confirmar que a 1290 R é a mais extrema Duke de todos os tempos. Desempenho imbatível do conjunto e muita versatilidade proporcionada pelos modos de pilotagem ajustáveis são marcas registradas, além do prazer na condução que pode ser pré-programado da pista de corrida direto para as ruas da cidade.

A Super Duke encarna perfeitamente a filosofia KTM: potência sem fim, a mais alta precisão, perfeita ergonomia, ou seja, os melhores ingredientes, nem um grama a mais, simplesmente “Ready to Race”. A KTM 1290 Super Duke R traz alta tecnologia em um design agressivo com funcionalidade sem precedentes e esportividade afiada, transformando um ótimo desempenho com a máxima segurança em prazer de condução.

DESTAQUES:
– Avançado motor LC8 V-Twin com dupla ignição, injeção eletrônica de combustível e transmissão de 6 velocidades
– Potência máxima de 180 cv
– Mapeamento variável para três condições de uso, atuando também sobre o controle de tração
– Chassi ultraleve de aço cromo-molibdênio com subframe traseiro em alumínio fundido bolt-on
– Suspensão dianteira WP USD totalmente ajustável de 48 milímetros com circuitos de amortecimento separados
– Amortecedor de direção WP
– ABS Bosch 9M com modos Supermoto e desabilitado
– Pneus esportivos Dunlop SportSmart² com excelente aderência e uma vasta gama de aplicações

DESEMPENHO EMPOLGANTE
Os engenheiros da KTM escolheram o motor LC8 que equipa a esportiva RC8 como ponto de partida para o desenvolvimento do propulsor da 1290 Super Duke R. Porém, o foco não foi o aumento de potência em si, mas alcançar uma entrega de torque incomparável e máxima usabilidade da potência do motor. Ao fazer isso, conseguiram o aparentemente impossível, aumentando a elasticidade do V2 para níveis nunca antes alcançados sem prejudicar a quase proverbial espontaneidade e resposta. O motor V2 a 75° com gestão eletrônica e função ride-by-wire proporciona um desempenho de tirar o fôlego, convertendo praticidade do mundo real e precisão em perfeita harmonia, com aplicações que variam de deslocamentos urbanos a uso empista de corrida.

PISTÃO
Extremamente leve com estrutura “box-in-box” utilizada na Fórmula 1, é o aperfeiçoamento do pistão ultraleve da KTM 1190 RC8 R. O diâmetro cresceu de 105 para 108 mm, enquanto o peso foi reduzido em 13%.

CABEÇOTE DO MOTOR
A principal razão para o desempenho fantástico da KTM 1290 Super Duke R é o cabeçote de alta tecnologia com duplo comando de válvulas, dutos de fluxo otimizado, balancins roletados revestidos de DLC e ignição dupla. Os longos intervalos de manutenção de 15.000 km se devem às válvulas nitretadas e ao material perfeitamente adaptado para assentá-las corretamente.

PREVISIBILIDADE ABSOLUTA
O chassi da 1290 Super Duke R lida facilmente com os desafios que resultam da sua dinâmica de pilotagem única. Ultraleve, mas extremamente rígido, o quadro de treliça de aço com excelente geometria trabalha associado à alta qualidade das suspensões WP multiajustáveis. A roda dianteira é guiada por um garfo upside-down de 48 milímetros de diâmetro. Já o belo braço oscilante de alumínio é controlado por um amortecedor com ajuste remoto.

PRAZER DE PILOTAGEM ILIMITADO
O pacote único da 1290 Super Duke R, com um motor brutal e um chassi perfeitamente equilibrado,   proporciona uma pilotagem sem limites para a diversão. Previsibilidade absoluta e alta segurança estão garantidas também pelos insuperáveis freios Brembo, pelos pneus e pelo sistema de assistência desenvolvido em estreita colaboração com a Bosch. ABS, diferentes modos de pilotagem e controle de tração com sensor do ângulo de inclinação MTC (Motorcycle Traction Control) fazem parte do pacote.

RODAS E PNEUS
As rodas projetadas pela KTM são leves e extremamente robustas. Estão equipadas com os novos pneus Dunlop Sportsmart II, especialmente desenvolvidos para a KTM 1290 SUPER DUKE R, que impressionam pela alta confiabilidade e aderência.

ABS
O ABS 9M+ Bosch oferece, obviamente, maior segurança. No entanto, seu ajuste é tão esportivo que entra em ação extremamente tarde. É possível desligá-lo completamente para uso em pista ou selecionar o modo Supermoto para desativar o ABS apenas na roda traseira. O sistema de controle de tração MTC, regulado de acordo com o ângulo de inclinação, pode agir segundo o modo escolhido “Sport”, “Street” ou “Rain”, ou seja, para uma atuação mais agressiva, segura ou suave, respectivamente.

PAINEL
O painel de instrumentos VDO fornece todas as informações logo à primeira vista. Velocidade e rotação do motor são de fácil leitura graças às generosas dimensões. Na tela de LCD são exibidas todas as funções que podem ser configuradas. Você tem sempre uma ampla gama de opções de ajustes sob seu controle e a qualquer momento pelo seletor de modo. Tudo é apresentado de forma organizada, clara, intuitiva

Fonte: KTM

Deixe comentário