EICMA 2014: os destaques de um dos maiores salões de motocicletas do mundo

O Salão de Milão acabou e já deixou saudade, como sempre impressionando pela sua grandiosidade e pela importância de tudo o que nele acontece, com proporções inimagináveis pro público brasileiro, que não tem nada parecido em seu território, especialmente por seu espaço físico e também pela diversidade de inovações, produtos e serviços. Podemos pegar o maior evento do ramo que aconteça no Brasil e aumentar em no mínimo 8 a 10 vezes: esse é o EICMA.

Confesso que, nessa minha primeira experiência pessoalmente em um salão desse porte, voltei ao Brasil bastante impressionado e deslumbrado com tudo o que vi na Itália, com uma gama enorme de belos atributos envolvendo o mercado das motocicletas, com alguns itens que infelizmente nem sonhamos em ter no Brasil.

No ano de seu centenário e 72ª edição, o evento, que e considerado um dos mais importante do mundo pro mercado motociclístico, traz centenas de novidades, tanto em lançamentos de motos quanto em equipamentos de segurança e todos os demais segmentos que envolvem o mundo das motocicletas.

Mas nem tudo são flores e apesar da belíssima estrutura voltada a imprensa, me deparei com uma grande desorganização nos 2 primeiros dias, voltados na teoria a imprensa e expositores, pois havia uma quantidade enorme de curiosos, que certamente não eram nem imprensa nem expositores, e acabavam atrapalhando demais o trabalho das equipes de mídia, nos forcando a ter que ficar disputando com os curiosos algumas brechas pra conseguir fazer imagens de determinados modelos.

Entre uma coletiva de imprensa e outra foram muitas as novidades apresentadas, em todos os segmentos do mercado duas rodas, desde pneus ate novas motocicletas, e um dos maiores destaques ficou por conta da nova Yamaha R1, com um projeto totalmente novo, oferecendo uma moto tecnologicamente fantástica, muito superior a versão anterior, mas que dividiu a opinião do publico e imprensa em relação ao design.

Outro grande destaque entre as motos e a Kawasaki Ninja H2, que tive o enorme prazer de sentar e sentir de pertinho, realizando o sonho de milhares de motociclistas do mundo todo. Um modelo que particularmente acho lindo e transborda, ja através de seu design, toda a tecnologia envolvida no projeto com seu motorzão 1000 de 300 cv, o mais forte do mercado.

Não tem como deixar de antecipar pra vocês o lançamento da nova Ducati 1299, que já havia falado anteriormente, depois de um vazamento de informação que cheguei a falar no Duas Rodas News, e a marca italiana lançou oficialmente aqui no Salão de Milão mais essa bela superesportiva.

É muito marcante a forte presença de marcas desconhecidas pro público brasileiro, como as legendarias Moto Guzzi e Indian, passando uma concreta sensação de que, mesmo com a grande evolução que estamos tendo, ainda temos muita coisa boa pra chegar no motociclismo brasileiro.

Outro ponto muito marcante pros visitantes é poder ver de perto algumas das motos dos ídolos do MotoGP e WSBK, além é claro de poder ver pessoalmente alguns dos pilotos, em um cenário que transborda motociclismo esportivo, desde o motocross até a motovelocidade.

Falando em motovelocidade, a Suzuki apresentou a moto que correrá a temporada 2015 do MotoGP pela marca, que por sinal fez muito sucesso no evento, e será pilotada pelos pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

Uma grande notícia, dada ao Duas Rodas News em primeira mão, veio do estande da LS2, onde tive acesso ao novo modelo de capacete da marca com grafismo temático e autógrafo do piloto e ídolo brasileiro da motovelocidade, Alexandre Barros. Segundo a LS2 o modelo chegará às lojas brasileiras em dezembro.

Triumph, Honda, KTM, MV Agusta entre muitas outras marcas nos proporcionaram outras grandes novidades, mas como o evento ainda tá em andamento e certamente muitas outras novidades ainda estão por vir até o ultimo dia, hoje trago pra vocês apenas uma breve degustação de tudo o que to vivenciando por aqui, mas fiquem ligados no próximo programa, que será totalmente sobre o Salão de Milão e eu vou mostrar em detalhes alguns dos principais destaques do que aconteceu nessa experiência incrível aqui na Itália.

Deixe comentário