MV AGUSTA lança no Brasil a nova F3 800

A emoção de uma superesportiva de 1.000 cm3 com a diversão e a condução ágil e fácil de uma 600 cm3. O torque de uma V-Twin no limite de rotação de uma quatro cilindros. Essa é a definição da nova F3 800, que assim como os demais modelos da nova linha MV AGUSTA, traz inúmeras inovações para a categoria, além de mais potência, mais torque e muito mais adrenalina.

O resultado é uma motocicleta com condução excepcional, um avançado pacote eletrônico e um novo motor de 800 cm3 que alcança 148 cv e 88 Nm de torque. Juntamente com baixíssimo peso (173 kg), oferece relação peso/potência de 1,17 kg/cv que lhe permite brigar diretamente com superesportivas de maior cilindrada.

A nova F3 800 foi inspirada na F3 675, modelo que redefiniu o conceito das esportivas de média apresentando perfeito equilíbrio entre motor e chassi. O motor é a síntese da tecnologia italiana e o chassi oferece desempenho ímpar no segmento, tanto em rodovias como nas pistas. Com essas e outras características, a F3 800 empurra os limites das superbikes de média cilindrada para um nível muito próximo das superesportivas, revolucionando o setor com uma moto que representa um indiscutível marco tecnológico e de desempenho.

MOTOR
O diâmetro permanece inalterado em 79 milímetros; o curso foi aumentado de 45,9 mm para 54,3 milímetros, resultando em um aumento de deslocamento de 675cc a 798 cc. A potência foi aumentada para incríveis 148cv a 13.000 rpm e alcançando torque máximo de 88 Nm a 10.600 rpm.

A aceleração foi configurada para não superar as 13.500 rpm. O sistema possui duplo cabeçote com quatro válvulas de titânio por cilindro para beneficiar o alto desempenho das RPM. Os injetores de combustível também são novos, garantindo uma taxa de fluxo mais elevada e de maior potência em comparação com as da F3 675.

Este motor de três cilindros é o que poderíamos chamar de auge da engenharia motociclística: é extremamente leve e compacto (pesa apenas 52 kg) e o bloco, cujos cilindros vem da fundição, possuem o mancal do virabrequim integrado em sua outra metade modelo chamado de closed-deck. Os circuitos de água e óleo são integrados ao atual cárter e suas respectivas bombas estão localizadas no interior do motor, com vantagens óbvias em termos de estilo, bem como compacidade. Entre as inovações neste três cilindros MV está o virabrequim contra-rotativo, uma solução técnica que antes da F3 675 só estava disponível em modelos de MotoGP. O objetivo? Reduzir o efeito de inércia rotacional durante mudanças de direção rápidas e para melhorar o equilíbrio da motocicleta resultando em uma pilotagem muito mais fácil e divertida.

O desempenho consideravelmente maior se reflete, para a mesma massa de moto, em uma melhora da relação peso-potência (1,17 kg / HP) em relação a F3 675.

E isso não é tudo. A resposta à aceleração sob todas as condições e a uniformidade da distribuição de energia em média RPM foram notavelmente melhoradas. Esses dois fatores cruciais aumentam imensamente o prazer da pilotagem na estrada e diminuem consideravelmente os tempos de volta em pista. A potência de 148 cv se traduz em uma velocidade máxima de 269 km/h combinada com uma modificação na relação de transmissão final que foi aumentada de 16/43 para 17/41. Por último, o sistema de embreagem mecânica projetado e desenvolvido pela MV Agusta permite o melhor desempenho possível, mesmo sob freadas bruscas.

ELETRÔNICA
O projeto da três cilindros MV Agusta trouxe os componentes eletrônicos mais avançados já vistos na categoria média/alta cilindrada. A plataforma MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System, ou Sistema de Controle Integrado de Motor & Veículo) combina o controle eletrônico total do acelerador e do corpo de borboleta com o controle de tração. O Full Ride by Wire é para todos os efeitos a base tecnológica da plataforma MVICS: o sistema torna isso possível para a abertura ideal do corpo de borboleta a ser definido a qualquer momento no tempo, por isso não depende da rotação angular do aperto de torção. De fato não há restrições mecânicas entre acelerador e borboleta: o mapeamento de injeção e ignição são o que define a mistura ar-combustível ideal para proporcionar o melhor desempenho em todos os momentos e em todas as condições. O MVICS oferece uma abordagem multimapa, com três mapas elaborados por técnicos MV Agusta e um que pode ser totalmente personalizado pelo piloto. O controle de tração é agora um pré-requisito vital: ele usa os mesmos critérios operacionais do elogiado sistema empregado na F3 675, com 8 níveis facilmente selecionados usando os controles do guidão e do compacto e totalmente digital painel de instrumentos.

CHASSI
A excelente maneabilidade da F3 675 está presente na MV Agusta F3 800. Começando com a distância entre eixos de 1.380 mm, que é uma conquista e funciona como a base da excepcional facilidade de manuseamento desta revolucionária três cilindros. O quadro é o resultado de uma combinação inteligente de uma estrutura principal em aço tubular e uma seção intermediária composta por um par de placas laterais em alumínio fundido, bem como o braço oscilante prolongado (576,5 mm), que foi projetado para fornecer tração máxima. Os sofisticados garfos dianteiros Marzocchi com 43 mm de diâmetro e 125 mm de curso oferecem ajuste da pré-carga da mola e o acerto da recuperação da compressão. A suspensão traseira Sachs com 123mm de curso possui reservatório de nitrogênio e ajuste totalmente separado para a pré-carga da mola, compressão e retorno.

A F3 800 conta com sistema ABS de série, oferecendo uma frenagem de altíssima qualidade graças ao duplo disco flutuante dianteiro de 320 mm de diâmetro e as pinças de freio Brembo radial monobloco com quatro pistões (32 mm de diâmetro). O freio traseiro conta com disco de 220mm, duplo pistão Brembo de alto desempenho (34 mm de diâmetro).  Os pneus de série são Pirelli Diablo Rosso Corsa 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

Cores disponíveis: vermelho/prata metálico e branco perolado/preto brilhante

Especificações técnicas

MOTOR
Tipo Três cilindros, 4 tempos, 12 válvulas
Sistema de correias DOHC
Capacidade total 798 cm3
Taxa de compressão 13:3:1
Ignição Elétrica
Diâmetro x curso 79 mm x 54.3 mm
Cavalos de potência máxima-rpm (No virabrequim) 148 cv a 13.000 rpm
Torque máximo – rpm 8.97 kgm a 10.600 rpm
Sistema de refrigeração Refrigeração com líquido separado e radiadores a óleo
Sistema de gestão de motor Sistema integrado de injeção eletrônica MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System) com seis injetores; Unidade de controle do motor ELDOR EM2.0, sistema de acelerador Dride by Wire Mikuni, bobina com tecnologia de detecção de íons , controle de falha de ignição, controle de torque com quatro mapas, controle de tração com oito níveis de intervenção
Quick-shift eletrônico MV EAS (Eletronic Assisted Shifter)
Embreagem Molhada, multidisco
Transmissão Caixa de marchas cassete; seis velocidades, malha constante
Unidade primária 19/36
Relação de marchas
1ª marcha 13/37
2ª marcha 16/34
3ª marcha 18/32
4ª marcha 19/30
5ª marcha 21/30
6ª marcha 22/29
Razão de velocidade final 17/41
EQUIPAMENTO ELETRICO
Voltagem 12V
Alternador 350W a 5.000 rpm
Bateria 12V  – 8.6 Ah
DIMENSÕES E PESOS
Distância entre eixos 1.380 mm
Comprimento total 2.060 mm
Largura total 725 mm
Altura do assento 805 mm
Distância mínima do solo 125 mm
Trail 99 mm
Peso seco 173 Kg
Capacidade do tanque de combustível 16,5 l
PERFORMANCE
Velocidade Máxima 269 km/h
QUADRO
Tipo Treliça de aço ALS
Placas traseiras do eixo do braço oscilante: material Liga de alumínio
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo Marzocchi  “UPSIDE – DOWN”. Garfo telescópico hidráulico com recuperação de compressão de amortecimento e ajuste externo e independente da pré-carga de mola
Diâmetro da haste 43 mm
Curso sobre eixo da perna 125 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo Progressiva Sachs, amortecedor único com recuperação e compreensão de amortecimento e ajuste de pré-carga de mola
Braço oscilante de um só lado: material Liga de alumínio
Curso da roda 123 mm
FREIOS
Freio dianteiro Duplo disco flutuante com 320 mm de diâmetro
Pinça do freio dianteiro Brembo tipo radial monobloco com 4 pistões 34 mm
Freio traseiro Disco com 220mm
Pinça do freio traseiro Brembo com 2 pistões 34 mm
ABS Com modo Race e Rear Wheel Lift-up Mitigation (RLM)
RODAS
Dianteira Liga de alumínio forjado 3,50” x 17”
Traseira Liga de alumínio forjado 5.50” x 17’’
PNEUS
Dianteiro 120/70 – ZR 17 M/C (58W)
Traseiro 180/55 – ZR 17 M/C (73W)
CARENAGEM
Material Termoplástico

*Velocidade máxima alcançada em circuito fechado

Fonte: MV Agusta

Deixe comentário