BRP Can-Am Spyder RT

Não só de duas rodas vive o motociclismo e os triciclos também fazem parte desse mundo fantástico, sempre arrastando uma legião de apaixonados, exatamente como acontece com o Spyder da Bombardier.

No programa de estreia do Duas Rodas News eu mostrei pra vocês a versão esportiva do modelo, o BRP Can-Am Spyder RS-S, e hoje eu volto a falar sobre esse incrível roadster aqui no programa, mas agora em sua versão mais requintada.

Dessa vez os testes foram o BRP Can-Am Spyder RT, a versão Roadster Touring, que esbanja conforto e luxo em um triciclo capaz de proporcionar viagens inesquecíveis.

Dotado de um design e projeto bastante diferenciado, com duas rodas na parte frontal, o Spyder chama muito a atenção por onde passa, especialmente por sua beleza e excentricidade.

Como em todas as versões do Spyder, o RT conta com muita tecnologia embarcada e regalias para piloto e garupa, que viajam com extremo conforto em um veículo que proporciona perfeita ergonomia a ambos os ocupantes, além de itens como aquecedores de mãos e sistema de som com ajuste de aquecimento e volume para a garupa, entre outros caprichos.

Preparado para longas viagens ele conta com a comodidade de ter quatro porta-malas, sendo um frontal, um na traseira e um em cada lateral, possibilitando transportar bastante bagagem sem qualquer tipo de preocupação.

Em termos de pilotagem a experiência é similar à da versão esportiva, o RS-S, porém com muito mais firmeza no solo, devido ao peso um pouco maior, e tecnologia embarcada superior, permitindo ainda mais segurança.

Impulsionado pelo conceituado e potente motor Rotax 998 cc, com 2 cilindros em V, despejando 101,3 cv de potência e 11,01 kgf·m de torque, gerando um desempenho impressionante, capaz de passar dos 160km/h com muita facilidade.

O consumo varia bastante, dependendo obviamente da tocada do piloto, mas a média fica em torno dos 15,2 km/l, o que proporciona uma boa autonomia, se tratando de um tanque com capacidade para 25 litros.

Algo bastante impressionante no Spyder é a abundante tecnologia embarcada, que engloba, entre outros sistemas, o controle de tração, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de estabilidade, que somados proporcionam total tranquilidade ao piloto, em qualquer situação.

O cambio é semiautomático com 5 marchas e também marcha ré, indispensável em manobras de estacionamento, com trocas bastante suaves. A redução das marchas é feita automaticamente, ao desacelerar, mas o piloto pode fazê-la manualmente se preferir.

Seu painel é bastante completo e muito bem distribuído, contando com todos os instrumentos essenciais.

O para-brisa tem ajuste eletrônico de altura, permitindo ao piloto colocar na posição que for melhor para sua estatura, cumprindo com excelência o seu papel aerodinâmico.

Uma peculiaridade no Spyder é que para um piloto acostumado apenas com duas rodas, dependendo da sua habilidade no comando do veículo, vai precisar de alguns bons quilômetros de adaptação, pois apesar de possuir todos os comandos tradicionais (guidão, acelerador etc) e posição de pilotagem idênticos ao de uma motocicleta, a forma de conduzir, especialmente em curvas, é bem diferente, afinal estamos falando de um triciclo que não inclina nas curvas e exige que o piloto use de intensa movimentação corporal, fazendo pêndulos com o tronco em praticamente todas as curvas.

Atenção redobrada para garupa, que conta com duas grandes alças laterais, onde tem que segurar firme, para não sair voando na primeira curva.

Na estrada o sistema de arrefecimento mantém constantemente o motor em sua melhor temperatura de trabalho, porém no trânsito pesado o aquecimento excessivo pode se tornar desconfortável para o motociclista.

Não indico a ninguém que se aventure com uma máquina dessas na cidade, pois mostrou-se completamente incompatível com o uso urbano, especialmente pelo seu porte, afinal, estamos falando de um triciclo.

Definitivamente o BRP Spyder RT é um veículo perfeito para proporcionar experiências incríveis na estrada, aproveitando 100% dos prazeres de uma viagem.

Ficha técnica

Motor
Fabricante: BRP-Rotax®
Tipo: Motor Rotax com 2 cilindros em V de 998 cc, arrefecimento líquido com injeção eletrônica de combustível e controle de aceleração eletrônico
Diâmetro e curso: 97 x 68 mm (3,82 x 2,68 pol.)
Potência: 74,5 kW (100 HP) em 7.500 RPM
Torque: 108 Nm (80 lb.ft) em 5.000 RPM
Transmissões: Semiautomática de 5 velocidades com ré (SE5)

Chassi
Suspensão dianteira: Braços duplos em A com barra estabilizadora e amortecedor a gás FOX‡ PODIUM‡
Curso da suspensão dianteira: 174 mm (6,85 pol.)
Suspensão traseira: Braço oscilante com monoamortecedor
Curso da suspensão traseira: 152 mm (6 pol.)
Tipo de freio: Freios hidráulicos nas 3 rodas, acionados a pedal
Freio dianteiro: Discos de 270 mm com pinças fixas de 4 pistões Brembo‡
Freio traseiro: Disco simples de 270 mm com pinça flutuante de pistão simples Brembo‡
EBD: Distribuição eletrônica de frenagem
Freio de estacionamento: Eletro-mecânico
Pneus dianteiros: 165/55 R15
Pneu traseiro: 225/50 R15
Roda dianteira: Preto carbono com seis raios duplos, 381 x 127 mm (15 x 5 pol.)
Roda traseira: Preto carbono, 381 x 178 mm (15 x 7 pol.)

Segurança e proteção
VSS: Sistema de estabilidade do veículo –de fábrica
SCS: Sistema de controle de estabilidade de fábrica
TCS: Sistema de controle de tração –de fábrica
ABS: Sistema de freios antitravamento de fábrica
DESS: Sistema de Segurança com Codificação Digital de fábrica
DPS: Direção dinâmica assistida –de fábrica

Dimensões e peso do veículo
Distância entre eixos: 1.711 mm (67 pol.)
Altura do assento: 762 mm (30 pol.)
Distância do solo: 115 mm (4,5 pol.)
Peso seco: 362 kg (798 lb)
C x L x A: 2.667 x 1.572 x 1.510 mm (105 x 61,9 x 59,4 pol.)
Capacidade de armazenamento total: 155 l (41 gal. amer.)
Carga máxima do veículo: 224 kg (494 lb)
Capacidade de combustível: 25 l (6,6 gal. amer.)

Recursos
Conjunto de instrumentos: LCD / Analógico: velocímetro digital, tacômetro, odômetro, medidores de percurso e de horas, posição da marcha, temperatura, luzes do motor, medidor de combustível eletrônico, relógio, rádio
Lanternas: 2 faróis de halogênio (50 W)
Defletores de vento: Sim
Piloto automático: Sim
Manoplas aquecidas para o piloto: Sim
Sistema de áudio: Sim (4 auto-falantes e integração com iPod)
Acabamentos Prata metálico: Pedaleiras do piloto e passageiro e peças fundidas da pedaleira, guidão, volante da polia dentada traseira, molas da suspensão dianteira e traseira, ponta do escapamento e defletor de calor

Assista a esta matéria no programa Duas Rodas News de 10/05/2014:

Deixe comentário